Na noite de homenagens e conquista do título de Cidadã Caxiense, na Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul, na última sexta-feira (29/08), a jornalista Silvana Toazza pautou seu discurso com reconhecimento a quem participou de sua trajetória pessoal e profissional. Logo de início, citou duas Lurdes: a mãe, Lurdes Zanchet Toazza, e a sogra, Lurdes Marlene Seide Froemming, além do marido, o também jornalista e Cidadão Caxiense Marcos Fernando Kirst.
“Não tenho conhecimento de outro casal vivo possuidor desta honraria dupla em casa, o que muito nos orgulha e emociona”.
Casal de jornalistas, Silvana Toazza e Marcos Fernando Kirst,
agora é duplamente homenageado
Dirigindo-se à plateia, agradeceu a presença e apoio de todos os colegas de profissão, jornalistas que usam o seu talento para informar e edificar, na pessoa da presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) Serra Gaúcha, Lisete Oselame. Em um dos momentos de forte emoção, saudou e homenageou os leitores, fontes, assessores de imprensa e parceiros do portal de notícias, evocando a memória do grande mestre e escritor José Clemente Pozenato, autor do aclamado "O Quatrilho", falecido em novembro de 2024, emocionando a esposa Kenia e a filha Ana, presentes no plenário.
“José Clemente Pozenato, generoso que era, acreditou em nós desde o início, publicando religiosamente sua coluna semanal de crônicas no nosso portal. Não falhou um texto, ao longo de cinco anos. Se despediu da vida terrena, deixando um legado único para a nossa cultura”, destacou Silvana.
A jornalista também deu as boas-vindas aos convidados provenientes de várias partes da Serra Gaúcha, de outras regiões do Rio Grande do Sul e de outros estados, como São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Citou as colegas de apartamento, como a conterrânea Miriam Farina e a comadre e colega de profissão, Vania Marta Espeiorin, servidora pública da Câmara Municipal e ex-presidente da ARI Serra Gaúcha.
“Foi no meio das árvores e dos afetos de Nova Bassano que aprendi o valor da fé e da resiliência. Foi em Caxias do Sul que aprendi o valor das boas ideias colocadas em prática. Da cooperação”, salientou.
A jornalista fez questão de enaltecer o potencial de Caxias do Sul e a força trazida na bagagem por imigrantes de várias nacionalidades e etnias, soma de mentes e mãos que a transformou numa “parte do mundo que deu muito certo”.
“Obrigada, Caxias do Sul, nossos corações estão em sintonia, na vibração da alegria e da perseverança, com o legado deixado pelos primeiros imigrantes italianos que aqui chegaram há 150 anos, em 1875. Não encontraram a cocagna, nem mesmo salami picai su i piante (salames pendurados nos galhos das árvores). Mas encontraram terra fértil para produzir, para lutar, para desbravar e... para colher”.
Ao elencar a pujança econômica de Caxias do Sul, enalteceu a presença de Francisco de Assis Spiandorello, que foi presidente daquela Casa Legislativa por três vezes, ex-vice-prefeito e também ex-secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, sentado ao lado de outro colega de profissão e com história política: Antonio Feldmann, ex-secretário da Cultura e ex-vice prefeito de Caxias do Sul.
Francisco de Assis Spiandorello, ao lado de Antonio Feldmann,
levou seu prestígio à Casa, que presidiu por três vezes (foto: Jonas Rosa)
“Aqui fui vista e ouvida. Aqui fui valorizada. Aqui fui homenageada. Aqui sou agora outorgada Cidadã Caxiense (mais uma vez, gratidão Marisol Santos, amiga, colega e vereadora). Somos fortes e guerreiras, e o fato de sermos mulheres nunca nos limitou. Pelo contrário: somos exemplos a tantas outras mulheres que desbravam espaços em todas as áreas da sociedade”, destacou a homenageada.
Silvana Toazza fez sua entrada no plenário da Câmara de Vereadores ao som da música “Vício do Ofício”, musicada pela banda regional Rota Lunar, na voz de Selestino Oliveira, a partir de poema do inesquecível escritor florense Flávio Luis Ferrarini.
Após a solenidade, os convidados foram recepcionados pela homenageada no local, com um coquetel assinado pela Mercado do Queijos (MQ) Eventos, sob as atenções de Isabel Cristina Fagundes e sua equipe.
Em seu discurso, Silvana Toazza abordou as
raízes italianas e o amor por Caxias do Sul (foto: Jonas Rosa)
Alguns trechos do discurso da nova CIDADÃ CAXIENSE:
“Há 30 anos, reporto, como jornalista, o desenvolvimento de Caxias do Sul. Me emociono com esse recorte do mundo que deu muito certo pela soma de mentes e mãos, de gente que, como eu, veio de fora. O progresso, o crescimento, o bem viver sempre me inspiraram, pois eles significam dignidade, emprego, renda, qualidade de vida e oportunidades às pessoas.”
“Caxias do Sul, eu te escolhi para cursar a faculdade de Jornalismo, iniciada em 1995, na nossa querida Universidade de Caxias do Sul (UCS). Vim para cá com a mala, a coragem e as viandas de comidas feitas pela mãe.”
“Caxias do Sul, eu te adotei para viver e aqui construir a minha história. Para dedicar a minha paixão como entusiasta de empresas, de empreendimentos e de iniciativas inovadoras.”
“Eu nasci em Nova Bassano, a 120 quilômetros de distância daqui, uma cidade encravada na Serra Gaúcha. Sou filha de descentes de imigrantes italianos, o dialeto Talian é a minha segunda língua, com muito orgulho. Minha cidade-natal tem hoje mais de 9 mil habitantes, e carrega ainda os costumes dos antepassados. Lá permaneci durante a minha infância e a juventude.”
"Meu paizinho, que veio a falecer há um ano (agora em agosto), após uma longa batalha contra uma severa doença, sempre foi meu fã número 1 e meu incentivador. Sempre me dizia: 'não tenha medo da vida, filha, pois quando uma porta se fecha, outras se abrem.' Isso virou para mim um mantra e um amparo nas horas difíceis, sempre que a superação se fazia necessária."
“Cresci correndo na grama com as minhas amigas e primos, indo para a escola pública a pé, subindo em árvore, ajudando minha família a colher frutas e a fazer chimia no tacho e vinho no porão. Sou a mais velha de três irmãos.”
“No jornalismo empresarial, me reconheci. Não só pelos números. Mas pelos sonhos erigidos. Pelo sucesso que vem do suor, que vem da força em persistir, que vem de aceitar os desafios da vida. “
“Eu, Silvana Toazza, aqui encontrei terra fértil para estudar e trabalhar. Represento imigrantes italianos, e de inúmeras outras nacionalidades e etnias, que vieram aqui em busca de um sonho. De construir, de colaborar, de empreender, de dar voz a quem merece. Aqui somos autossuficientes, produzimos de tudo e não temos medo de laorar (trabalhar).”
“Caxias do Sul, o orgulho de ser sua filha legítima me dará combustível para continuar a propagar o seu nome e os seus feitos, com as notícias que você gera. Gratidão eterna, a você e aos seus filhos, nascidos aqui ou adotados no coração! Você fez por merecer tanta atenção, admiração e AMOR, Caxias do Sul!”
GALERIA COM FOTOS DE JONAS ROSA
Entre os convidados que prestigiaram a homenagem na Câmara de Vereadores, estiveram:
Madeleine Ferrarini (de rosa), diretora do Instituto Flavio Luis
Ferrarini, de Flores da Cunha, e integrantes de sua equipe marcaram presença
Família unida para aplaudir Silvana: autora Fabiana Zanella Fachinelli
ao lado do marido, Fábio Deschamps, as filhas bailarinas Isis e Sofia e o filho Heitor
O "extruco" de Silvana na amiga, colega de faculdade e vereadora Marisol,
proponente da homenagem
Daniela Camargo, Relações Públicas, marca presença e atenção no evento
Família Pozenato leva seu afeto, com a presença da
professora Kenia e da publicitária Ana
Dividiram moradia, curso, amizade e agora a emoção na Câmara Municipal,
onde a jornalista Vania Marta Espeiorin atua como servidora pública
Com os amigos do Ueba Produtos Notáveis, Jonas Piccoli e Aline Zilli,
ex-secretária municipal da Cultura
Amigo poeta Valdir dos Santos prestigia o casal em noite de emoções
Turma do Talian levou descontração ao evento, com as presenças
de Ladir Brandalise, Rosane Maroso, Carla Todeschini Sasso
e João Tonus, ex-secretário municipal da Cultura
Com o colega jornalista, escritor e assessor de imprensa, Gustavo Tamagno Martins
Colega Juliano Flores trouxe seu abraço à homenageada
Cineasta e músico Leandro Daros participou da cerimônia de homenagem
Colunista do portal, a psicológa Neusa Fante e
o marido Eduardo comparecem ao evento
Advogados Rodrigo e Ciane Meneguzzi Pistorello,
parceira do portal de notícias, prestigiam a jornalista
Com o empresário Edson Tomiello, o Trovão, a quem muito Silvana já entrevistou, agora
finalizando seu parque temático em Ana Rech
O escritor e arquiteto Tiago Marcon e Gisele participam da homenagem
Leitora assídua dos conteúdos produzidos por Silvana,
Vania Brugali comparece ao evento
Parceiro de Silvana por décadas de trabalho, José Carlos Secco,
assessor de imprensa da Marcopolo, e Claudia, vêm de São Paulo para prestigiar a homenagem
Rubia Frizzo, ex-secretária municipal da Cultura e uma voz ativa no setor,
leva seu carinho a Silvana, ao lado do marido Gilberto
Com o amigo empresário Guila Sebben, ex-vereador e ex-secretário do
Desenvolvimento Econômico de Caxias do Sul
Com o parceiro de projetos de marketing corporativo, o amigo carioca Mauro Martins
Presenças honrosas do empresário Roberto Zottis e sua esposa,
a nutricionista Silvana Zottis, ambos conterrâneos de Nova Bassano
Os parceiros Galvão e Marilia Frosi Galvão, cronista do portal de notícias,
participaram da homenagem e são ombro amigo
A advogada Michele Kempf Pissaia e o treinador físico Alexandre Frosi Galvão
levaram seu carinho à homenageada
Neco Leonardelli e a advogada Denise Kempf participaram da homenagem
Família da empresária da beleza, Fabiane Silva Rosa, que cuida do
cabelo da homenageada, levou seu prestígio à Câmara de Vereadores
Jaqueline Menezes, que integrou a equipe de produção de Silvana,
compareceu ao evento ao lado da filha Laura
O amigo Fábio Spinato Scotti, fiel presença em eventos do casal
Alânis e Marcelo Carvalho, filha e pai, levam seu afeto e presenças
Alânis e o namorado William conferem a cerimônia
Jonas Rosa, o fotógrafo que correu e não perdeu nenhum
clic da cerimônia, nem dele mesmo com a homenageada
O coquetel foi assinado pela Mercado do Queijos (MQ) Eventos,
sob as atenções de Isabel Cristina Fagundes e sua equipe
LEIA TAMBÉM:
Jornalista SILVANA TOAZZA recebe o título de Cidadã Caxiense
Confira a outra reportagem com cobertura jornalística
do evento e nova galeria de convidados:
“O destino possibilitou que nos encontrássemos e nos reconhecêssemos, Caxias do Sul”