Caxias do Sul 29/08/2025

Jornalista SILVANA TOAZZA recebe o título de Cidadã Caxiense

Fundadora e editora deste portal tem trajetória de 30 anos reconhecida, em sessão solene nesta sexta-feira, por meio de honraria outorgada pela Câmara de Vereadores
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 27/08/2025 às 09:00:26
Jornalista SILVANA TOAZZA recebe o título de Cidadã Caxiense
“Caxias do Sul, eu te adotei e você me retribui grandemente”, afirma a jornalista homenageada
Foto: Liliane Giordano

POR MARCOS FERNANDO KIRST

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul oficializa a entrega de sua maior honraria destinada a distinguir a trajetória de seus filhos adotivos que aqui se destacaram em sessão solene nesta sexta-feira, 29 de agosto de 2025, a partir das 19h, para a jornalista Silvana Toazza. Nascida na cidade serrana de Nova Bassano, a comunicadora, que recebe o título de Cidadã Caxiense, reside em Caxias do Sul desde 1995 e, a partir de então, vem moldando uma biografia pessoal e profissional focada na divulgação jornalística e no incentivo às ações empreendedoras de pessoas e empresas que moldam o perfil diferenciado da cidade em termos econômicos, sociais e culturais.

A proposição da homenagem foi idealizada pela vereadora Marisol Santos (PSDB) e assinada por outros sete vereadores da Casa. O projeto de decreto legislativo 5/2025, que concede a honraria, foi aprovado pela unanimidade dos vereadores em sessão ordinária realizada em 24 de junho deste ano. “Estou muito honrada e grata com esse título, uma das mais generosas distinções conferidas a pessoas não nascidas aqui, mas que amam esta terra e trabalham incansavelmente por ela”, comentou, emocionada, a jornalista, ao tomar conhecimento da decisão dos legisladores municipais.

“COMPROMISSO SOCIAL
COMO COMUNICADORA”

Ao expressar os motivos que a levaram a encaminhar a homenagem no Legislativo Municipal, a vereadora Marisol Santos ressaltou que a jornalista Silvana Toazza completa 50 anos de idade e 30 anos de atuação profissional no município caxiense neste ano de 2025, e que sempre agiu pautada pela responsabilidade e pela ética, cumprindo o compromisso social que possui como comunicadora.

A parlamentar manifestou orgulho em homenagear a colega jornalista: "Eu, como vereadora desta Casa, vivo algumas situações polêmicas, mas existem momentos que me enchem de alegria e me fazem muito feliz de estar aqui, como este", pontuou em seu discurso, na sessão de junho em que a concessão da honraria foi aprovada pelo plenário.


Vereadora Marisol Santos (E) é a proponente de homenagem

UMA ENTUSIASTA DE EMPRESAS
E DE INICIATIVAS INOVADORAS

Nascida em 13 de abril de 1975, Silvana Toazza é filha de descendentes de imigrantes italianos que se radicaram no interior da Serra Gaúcha, unindo as famílias Zanchet e Toazza e é jornalista profissional formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Radicada em Caxias do Sul desde o ano de 1995, atuou como produtora de programas na Rádio Caxias, como repórter e editora da seção de Economia nos extintos jornais “Folha do Sul” e “Caxias Notícias” e, ao longo de 19 anos, foi colunista e editora de Economia no jornal “Pioneiro”, de Caxias do Sul, respondendo pela página “Caixa-Forte”.

Por suas mãos, a coluna de economia "Caixa-Forte", da qual foi titular por 18 anos, vivenciou avanços significativos ao se transformar em colorida, em página inteira, em diária e ao passar a ocupar o espaço nobre da página 2, o “abre-alas” do jornal, não raro encabeçando os temas mais lidos no site e nas redes sociais do periódico.

Desde março de 2020, edita o portal de notícias www.silvanatoazza.com.br, voltado aos assuntos ligados à economia, ao empreendedorismo e à cultura, em especial turismo e gastronomia. Junto ao marido Marcos Fernando Kirst, também jornalista, administra a empresa Calíope Comunicação, Marketing e Publicações Ltda., produzindo trabalhos de assessoria de imprensa e reputação de marcas a diversas empresas regionais, bem como os serviços de consultoria editorial, produção de livros institucionais de resgate historiográfico, revisão de originais e consultoria editorial.

Silvana Toazza caracteriza sua atuação jornalística como uma entusiasta de empresas e iniciativas inovadoras, empenhada sempre, ao longo de sua reconhecida trajetória, em mirar o foco das atenções aos cases de empreendedorismo e inovação que marcam o DNA de Caxias do Sul e da Serra Gaúcha. Foi nesse tom que pautou sempre seu trabalho diário à frente da coluna “Caixa-Forte” e segue pautando agora na plataforma digital do veículo de comunicação que administra online. “No jornalismo empresarial, eu me reconheci. Não só pelos números, mas, sobretudo, pelos sonhos erigidos. Pelo progresso que vem do suor, da estratégia, que vem da força em continuar, que vem de aceitar os desafios da vida”, avalia a profissional.


Trajetória reconhecida com o troféu da Associação Riograndense de Imprensa, em 2015
(Foto: Julio Soares)

PORTAL DÁ VOZ AO
EMPREENDEDORISMO REGIONAL

O portal Silvana Toazza Conteúdo com Credibilidade entrou no ar em março de 2020 com o propósito de dar voz aos empreendedores, às iniciativas inovadoras e à multiplicação de bons exemplos empresariais e culturais que inspiram o progresso da Serra Gaúcha. Com a convicção de que não existe desenvolvimento sem cultura, o portal opta por entrelaçar esses dois temas que trilham juntos um caminho cujo horizonte espelha o progresso e a qualidade de vida da população da Serra Gaúcha.

O portal é atualizado constantemente, mostrando as movimentações e os bastidores econômicos e culturais da região, e suas notícias ganham ainda notoriedade nas redes sociais dos jornalistas e da própria marca. Sua opção é seguir um modelo de negócio que não onere o leitor, uma vez que a profissional da comunicação considera que informação é uma das principais ferramentas de conscientização e formação de cidadania. O critério para a veiculação de uma informação respeita os pré-requisitos jornalísticos: ser notícia e ter interesse público. Nesse caso, os jornalistas Silvana Toazza e Marcos Fernando Kirst (seu marido) atuam como curadores em busca das melhores histórias, independentemente do formato de veiculação: texto ou vídeo.

“Por que eu resolvi empreender na comunicação? Porque eu acredito no poder da verdade, na multiplicação das boas histórias, na inspiração por meio do exemplo, na força cultural e na diversificação empresarial da Serra Gaúcha”, destaca a homenageada.


Portal de notícias foi lançado em 2020 pelo casal de jornalistas
(Foto: Berenice Stallivieri)

COMPETÊNCIA E
RELEVÂNCIA
RECONHECIDAS

A abrangência e a relevância de sua competência, de seu talento e de seu orgulho pela cidade que a adotou, Caxias do Sul, são reconhecidas pelo meio empresarial e pelas comunidades das cidades que integram a Serra Gaúcha há décadas. Seu nome virou sinônimo de qualidade jornalística pautada pela seriedade e pela credibilidade, o que segue fazendo jus em sua dedicada atuação jornalística diária.


Jornalista recebeu o Destaque Comunicador da Qualidade de 2012,
pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs)
(Foto: Fiergs/Divulgação)

Silvana Toazza acumula os prêmios de Destaque Comunicador da Qualidade de 2012 pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs); reconhecimento via Troféu de Jornalismo Impresso pela Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI) Serra Gaúcha em 2015; Prêmio RBS de Jornalismo e Entretenimento, etapa local, em categorias como Inovação e Cobertura do Ano. Em 2024, foi contemplada com o Troféu Mérito Talian, título de reconhecimento pela sua relevante contribuição em favor da Etnia Italiana nos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, conferido em conjunto pelas entidades Federação das Associações Ítalo-Brasileiras do Rio Grande do Sul (FIBRA-RS), Associação dos Difusores do Talian (Assodita) e Comitato Nacional Gestor do Talian (Contalian).


Troféu Mérito Talian, em 2024, relativo à atuação em defesa da cultura regional

Neste ano de 2025, a profissional Silvana Toazza celebra datas significativas, como os 30 anos de vida e atuação em Caxias do Sul, seus 50 anos de idade e os cinco primeiros anos de seu portal de notícias, em uma trajetória que fala por si ao habilitá-la ao reconhecimento de sua dedicação ao município e à comunidade de Caxias do Sul, por parte do município, representado pela sua Câmara de Vereadores, na forma da concessão do título de Cidadã Caxiense.

“Caxias do Sul, sou sua filha legítima a partir de agora. Tenho dupla cidadania”, brinca, emocionada, a comunicadora, que receberá os convidados para um coquetel nas dependências da própria Câmara de Vereadores na sexta-feira, após o encerramento da sessão solene de outorga do título.


Cobertura de missão empresarial caxiense à China, em 2008,
foi um dos pontos marcantes da carreira