Caxias do Sul 25/04/2024

Podcast “ATRAVERSO” traz o universo da literatura para o mundo digital

Jornalista Ronaldo Bueno entrevista as escritoras Natalia Borges Polesso e Luisa Geisler nesta terça-feira
Produzido por redação, 08/12/2020 às 11:37:35
Podcast “ATRAVERSO” traz o universo da literatura para o mundo digital
Em episódios quinzenais, podcast apresenta autores, traz curiosidades sobre livros e contextualiza obras
Foto: Diogo Sallaberry

A literatura está na pauta do final do dia desta terça-feira, 8 de dezembro, com a segunda edição do podcast “Atraverso”, criado e conduzido pelo jornalista Ronaldo Bueno. O novo espaço para divulgar, comentar e debater literatura e cultura estreou na última terça-feira de novembro, dia 24, tendo com convidado o escritor pernambucano Marcelino Freire, que abordou o tema da linguagem das ruas na literatura.

Nesta terça-feira, a partir das 18h, o público poderá acompanhar o bate-papo com as escritoras Natalia Borges Polesso e Luisa Geisler, falando sobre o livro “Corpos Secos”. Trata-se de um romance escrito em parceria entre as duas autoras, juntamente com Marcelo Ferroni e Samir Machado de Machado, lançado pela Editora Alfaguara, em 2019.

A sinopse da obra é instigante e profética: “Uma doença fatal assola o Brasil e o transforma em uma terra pós-apocalíptica: sem governo, sem leis e sem esperanças. Os sobreviventes tentam cruzar o país em busca de um porto seguro”. Note-se que o livro foi lançado um ano antes da pandemia do coronavírus, que assolou o planeta neste 2020.

O jornalista Ronaldo Bueno tem como foco, nos podcasts do “Atraverso”, empreender, conforme explica, “uma jornada entre histórias, autores e personagens, oferecendo aos ouvintes uma espécie de curadoria, apresentando escritores, trazendo curiosidades sobre livros, contextualizando obras e proporcionando leituras alternativas sobre histórias já conhecidas”. Segundo ele, “cada programa terá uma pauta e uma estrutura narrativa pensadas especialmente para o assunto abordado”.

“Atraverso” é uma iniciativa do jornalista Ronaldo Bueno (Foto: Diogo Sallaberry)

Os episódios são quinzenais e são disponibilizados, às terças-feiras (18h), nos principais agregadores de streaming, e reprisados pela Rádio Pinguim (www.radiopinguim.com.br) às terças (20h), quintas (21h) e sábados (13h).

Para ouvir, basta sintonizar no Spotify e principais aplicativos de podcast. Além dos perfis oficiais no Instagram e no Facebook @atraversopodcast, o público poderá interagir enviando comentários ou sugestões de temas pelo e-mail atraversopodcast@gmail.com.