Caxias do Sul 28/04/2024

Pecuaristas caxienses preparam animais para a 45ª Expointer

A partir do final de semana, fazendas de gado da região de Criúva estarão presentes na maior feira agropecuária da América Latina
Produzido por Silvana Toazza, 24/08/2022 às 12:33:18
Pecuaristas caxienses preparam animais para a 45ª Expointer
Caxias do Sul possui um rebanho de cerca de 38,5 mil bovinos
Foto: Nathã Carvalho

A 45ª edição da Expointer, que se realiza de 27 de agosto a 4 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio, contará mais uma vez com bovinos provenientes de criadouros localizados na região de Criúva, em Caxias do Sul. É o caso do Rancho Criúva (gado Sindi) e da Fazenda das Nogueiras (Gir Leiteiro e Girolando), ambas conectadas com o trabalho dos técnicos e ações da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e entidades parceiras.

O Rancho Criúva faz sua estreia na Expointer, que começa no próximo sábado. A família do produtor rural Joceley Marcos Trevisan levará a Esteio sete animais da raça Sindi, gado bovino da espécie zebu, originária da província de Sindh, no Paquistão.

A criação caxiense teve início em agosto de 2020, quando chegaram as primeiras matrizes (vacas) compradas em São Paulo. A aposta na raça foi fruto de muita pesquisa.

"É difundida no nordeste do país e se adapta bem aos extremos do clima, pois nos desertos do Paquistão faz muito calor de dia e muito frio à noite", explica Trevisan, complementando que o Rancho Criúva é pioneiro na raça entre os estados sulinos e o único da região sul registrado na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

Veterana em exposições e prêmios

A Fazenda das Nogueiras, referência nas raças Gir Leiteiro (zebuína) e Girolando (cruzamento do Holandês com Gir), é veterana em exposições e coleciona prêmios em diversas feiras. Na primeira participação na Expointer, em 2010, conquistou o grande campeonato de fêmeas da raça Gir Leiteiro. Depois o criatório somou várias premiações, com destaque para o reprodutor "Apolo das Nogueiras", grande campeão entre os machos Gir Leiteiro nos anos de 2012, 2013, 2014 e 2016.

Em 2013, a Fazenda das Nogueiras passou a apresentar na Expointer exemplares Girolando, conquistando prêmios consecutivos. Agora, o criador José Adalmir Ribeiro do Amaral vai expor 31 animais entre as raças Gir Leiteiro e Girolando.

"É sempre uma grande expectativa, fruto de muito trabalho, pesquisa, dedicação e investimento", assinala.

Para o diretor técnico de gestão da SMAPA, Fernando Vissirini Lahm dos Reis, o resultado veio a partir de um longo caminho percorrido.

"O foco dos produtores tem sido no melhoramento genético, na aplicação de tecnologias e no consequente aumento na qualidade da produção", acrescenta.

Conforme a Inspetoria Veterinária de Caxias do Sul, o município tem um rebanho de cerca de 38,5 mil bovinos.