Caxias do Sul 29/04/2024

Os 80 anos da explosão da fábrica de munições da Gazola em foco

Série de atividades culturais resgata a memória do fato que chocou a cidade durante a Segunda Guerra Mundial
Produzido por redação, 17/07/2023 às 08:38:35
Os 80 anos da explosão da fábrica de munições da Gazola em foco
Fábrica caxiense uniu-se ao esforço nacional de guerra durante o conflito mundial do século passado
Foto: Divulgação/SMC

O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, o Museu da Indústria Metalúrgica / Memorial Gazola e a atriz Tina Andrighetti convidam a comunidade para a roda de conversa "Diálogos entre arte, memória e história: 80 anos da explosão na fábrica de munições da Indústria Metalúrgica Gazola, Travi Ltda.", marcada para o próximo sábado, 22 de julho, a partir das 19h, na sede do Arquivo (Avenida Júlio de Castilhos, 318, bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias do Sul).

O evento, aberto ao público e gratuito, promoverá um diálogo sobre a memória da Indústria Metalúrgica Gazola, Travi Ltda., empresa caxiense declarada de interesse militar durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) e que forneceu peças e elementos de munição para artilharia e infantaria, atuando na recuperação de carregadores para projéteis e outros objetos de guerra e precisão para o Ministério da Guerra brasileiro.

Há quase oitenta anos, no dia 22 de julho de 1943, uma violenta explosão, ainda com causa indeterminada, destruiu completamente o principal pavimento da fábrica. Muitos operários foram feridos. Mortes instantâneas de quatro operárias e posteriormente de outras três fizeram com que o episódio marcasse a história da cidade.

Para a roda de conversa, sob mediação de Pâmela Cervelin Grassi, mestra em História e servidora do Arquivo Histórico Municipal, foram convidadas Maria de Fátima Valentini Canevese, diretora do Museu da Indústria Metalúrgica / Memorial Gazola, que comemora 10 anos em 2023 e preserva parte do patrimônio documental remanescente da empresa, e Tina Andrighetti, autora e atriz do monólogo "Odila", baseado na história de uma das sobreviventes.

Os participantes também poderão conferir uma exposição de documentos originais relacionados à empresa que integram os fundos documentais das Unidades do Arquivo Histórico Municipal. Antes do bate-papo, será exibido o documentário "Aos olhos de Santa Bárbara", que tem direção de André Costantin e mostra aspectos da tragédia por meio de depoimentos de familiares e amigos das vítimas e trabalhadores da época.