Caxias do Sul 26/04/2024

Órbita Literária retoma atividades por meio de lives

Estreia do formato acontece na noite desta segunda-feira, tendo como painelista a professora e escritora Marilia Frosi Galvão
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 04/05/2020 às 08:40:56
Órbita Literária retoma atividades por meio de lives
Tradicionais encontros presenciais se reinventam no formato digital de lives, em tempos de quarentena
Foto: ARQUIVO PESSOAL

Isolamento social não significa isolamento humano e quarentena não precisa rimar com desencontro. Os encontros podem e devem continuar acontecendo, bastando que, para isso, sejam unidos os elementos da criatividade e da vontade de se encontrar, especialmente quando a causa é boa.

E existe cardápio mais tentador para um reencontro quando os ingredientes são compostos por um tema literário que reflete o existir humano, uma painelista dedicada e sempre surpreendente, o redespertar de um evento literário/cultural já consagrado e o ambiente virtual arregimentado para fazer a função de reunir e aproximar as pessoas (painelista, organizadores e público) sem riscos e, mesmo assim, com aconchego?

Pois é isso o que propõe a primeira edição de maio de 2020 do Órbita Literária, encontro cultural semanal aberto ao público, realizado todas as segundas-feiras à noite no ambiente da Livraria e Café Do Arco da Velha, em Caxias do Sul, na noite de hoje, dia 4 de maio.

Em função da pandemia do coronavírus e da observância às medida de afastamento social e quarentena, os encontros presenciais foram cancelados desde março, porém, como a vida segue pulsando nos corações e mentes de quem aprecia o mundo da literatura e da cultura, os organizadores encontraram no formato das lives a alternativa para prosseguir com a agenda prevista para 2020.

A estreia do formato será nesta segunda-feira, 4 de maio, a partir das 20h, tendo como convidada a escritora e professora Marilia Frosi Galvão, que vai abordar a questão da importância do recurso tempo-memória-lembrança, passeando pelos escritos de autores como Marcel Proust, John Banville, Ernest Hemingway, Virgínia Woolf entre outros. Marilia Frosi Galvão nasceu e vive em Caxias do Sul/RS.

Possui titulação em Letras Português-Francês pela UCS, tendo sido professora de Língua e Literatura em escolas estaduais e particulares de Caxias do Sul até 2009. Tem publicações de contos e crônicas em blogs e em diversas Antologias. “Fagulhas” é seu primeiro livro de crônicas solo. Foi premiada em conto e crônica em Paris, em 2012 e 2014, no Concurso Internacional “ La Plume d’Or”.

A live será captada nas dependências da Livraria e Café Do Arco da Velha, e transmitida ao vivo a partir das 20h pelo link Do Arco da Velha. A mediação ficará por conta de Cláudio Troian e a técnica estará a cargo de Guilherme Martinatto.