Caxias do Sul 26/04/2024

O consolo no abraço carinhoso dos pinguins viúvos

Dupla foi flagrada por fotógrafo especializado em retratar o ambiente natural e viralizou mundo afora
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 23/04/2020 às 00:16:28
O consolo no abraço carinhoso dos pinguins viúvos
Foto: Tobias Baumgaertner

Por Marcos Fernando Kirst

Enquanto as medidas de restrição não chegam a uma colônia específica de pinguins em Melbourne, na Austrália, e os decretos de distanciamento social não são traduzidos pelo Pinguim-Rei para o “pinguinez”, as paisagens do longínquo continente seguem servindo de cenário romântico para as demonstrações de afeto entre dois indivíduos da espécie mais simpática a habitar aquelas paragens.

Os abraços carinhosos de um casal de pinguins viúvos, que se demoram a observar o pôr do sol e o emergir das luzes cintilantes do horizonte no oceano ao longe, foram clicados pelas lentes do fotógrafo Tobias Baumgaertner, especializado em capturar flagrantes da natureza, e viralizaram mundo afora.

A pinguinzinha grisalha, à direita na foto, é uma senhora que perdeu o marido há algum tempo (pinguins são uma espécie conhecida por costumar estabelecer relações afetivas monogâmicas e duradouras). O pinguim macho, à esquerda, é mais jovem, também viúvo. Na dor de suas perdas, encontraram consolo no partilhar das asas em seus abraços.

A vida é mesmo a arte dos encontros, como preconizava o poeta Vinícius de Moraes, do lado de cá do planeta, sem saber que sua poesia também seria capaz de representar pinguins românticos no outro extremo do globo.