Caxias do Sul 25/04/2024

Cruzes no Santuário de Caravaggio homenageiam vítimas da Covid-19

Ação intitulada “Vida Que Cuida da Vida” alterou o cenário na Esplanada do célebre templo sagrado serrano
Produzido por redação, 30/03/2021 às 07:53:16
Cruzes no Santuário de Caravaggio homenageiam vítimas da Covid-19
Foto: Leandro Ávila/Divulgação

A imagem causa impacto e rima com a amplitude da gravidade do momento que estamos vivendo, em função da pandemia do coronavírus, impactando o cotidiano das pessoas em todas as partes do mundo.

As cerca de mil cruzes de madeira, pintadas de branco, dispostas na Esplanada do Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, fizeram uma homenagem simbólica às mais de 300 mil vítimas da Covid-19 no país, ao mesmo tempo em que convidavam a todos a se unirem em prece pedindo pela saúde da população e pelo fim da pandemia.

A ação de colocação das cruzes, que deu nesta segunda-feira, 29 de março, foi batizada de “Vida Que Cuida da Vida”, lembrando a todos sobre a responsabilidade que temos pela vida do próximo, evocando o espírito de solidariedade e de compaixão pelos que sofrem. Afinal, devido à pandemia, velórios e enterros têm sido realizados de forma mais rápida e restritiva, dificultando o ritual de despedida dos entes queridos e aprofundando a sensação de desamparo e luto.

As cruzes foram produzidas com restos de madeira cedidos ao Santuário e pintadas de branco com cal, também doado. Jovens da comunidade e da Diocese de Caxias do Sul participaram da instalação das cruzes e na mobilização pela atividade. As cruzes foram retiradas na noite de segunda-feira, alterando o cronograma inicial, que pretendia estender a ação até o final desta terça-feira. Os materiais foram recolhidos para serem utilizados em outro momento. Entre as motivações para o pouco tempo de exposição das cruzes estariam críticas à ação nas redes sociais.

Nas redes sociais do Santuário, mais de 800 pessoas deixaram nomes de familiares e amigos que estão sendo lembrados nas missas celebradas às 17h na segunda-feira e nesta terça-feira, bem como no terço rezado às 18h em ambos os dias. A programação é transmitida pelas redes sociais do Santuário.

FOTOS: Leandro Ávila/Divulgação