Caxias do Sul 28/03/2024

Jesus Cristo, eu estou aqui... em ENCANTADO!

A Cidade Maravilhosa tem um Cristo... mas a cidade ENCANTADA também tem, e é mais alto
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 17/04/2021 às 18:20:58
Jesus Cristo, eu estou aqui... em ENCANTADO!
Foto: Divulgação/ Associação Amigos do Cristo Protetor

POR MARCOS FERNANDO KIRST

O Rio de Janeiro possui praias maravilhosas e continua lindo. Encantado, no Rio Grande do Sul, possui a paisagem exuberante do Vale do Taquari e continua encantador.

A cidade do Rio de Janeiro é mastodôntica, abriga uma população de 6,7 milhões de habitantes. Encantado é mais modesta nesse quesito, acolhe não mais do que 22 mil almas. O Rio de Janeiro tem mar, samba, História. Encantado tem vales, planícies, gastronomia saborosa.

O Rio de Janeiro tem a estátua do Cristo Redentor, de braços abertos, olhando ao longe e espalhando a sua bênção ao perder da vista. Encantado, a partir do final deste ano, terá também, pronta para visitação, a sua estátua do Cristo Protetor, de braços abertos, olhando ao longe e espalhando igualmente a sua bênção ao perder da vista... Só com um detalhe: cinco metros mais alta do que a do Rio de Janeiro. Ahá!

A história tem viralizado nas redes sociais e nos veículos de comunicação nos últimos dias, a partir do momento em que ultrapassou os domínios municipais a informação de que a cidade gaúcha de Encantado, no Vale do Taquari, está ultimando a construção de uma portentosa estátua de Jesus Cristo, de braços abertos, intitulada Cristo Protetor, a ser inaugurada oficialmente em dezembro deste ano, no “Morro das Antenas”, no interior do município.

Fotos da estrutura sendo montada antecipam os detalhes da obra artística que, conforme já se sabe, vai superar em altura a estátua do Cristo Redentor que, desde o ano de 1931, vela e abençoa a cidade do Rio de Janeiro, instalada sobre o morro do Corcovado. O Cristo de Encantado terá uma altura total de 43 metros, incluindo o pedestal, contra os 38 metros (pedestal incluso) do Cristo carioca. A envergadura dos braços abertos da estátua gaúcha é de 36 metros de ponta a ponta. A do Cristo do Rio é de 28 metros.

A iniciativa partiu de um grupo de moradores e de empresários da região gaúcha, que levantaram um fundo de R$ 2 milhões destinados à conclusão do sonho. A obra está a cargo dos escultores cearenses Genésio Gomes Moura e Markus Moura (pai e filho, respectivamente).

O projeto suscitou nos últimos dias uma troca de farpas divertida e amigável entre os prefeitos do Rio de Janeiro e de Encantado. Eduardo Paes, do Rio, declarou, após saber da movimentação cristã no interior gaúcho: “Construir estátua maior é moleza, quero ver é ter essa vista”!, e anexou ao tweet uma imagem da beleza visual indiscutível da cidade do Rio de Janeiro.

Em resposta, Jonas Calvi, prefeito de Encantado, postou: "O Rio de Janeiro continua lindo e o mundo inteiro já conhece. Agora venham todos conhecer o Cristo Protetor de Encantado e as belezas do Vale do Taquari, conhecer nossa cultura e saborear nossa culinária maravilhosa! Vamos adorar receber todos vocês”. O prefeito do Rio já disse que aceita o convite e que vem para a inauguração. Afinal, tanto ele quanto Calvi administram cidades cujos braços abertos da hospitalidade têm a bênção de Cristo.