Caxias do Sul 24/04/2024

Mostra sobre JOSÉ ZUGNO será atração na 11ª Festa do Agricultor de Fazenda Souza

Exposição sobre vida e obra do agrônomo e ambientalista caxiense poderá ser conferida nas dependências da Associação Cultural e Esportiva Minuano
Produzido por redação, 19/07/2022 às 10:32:04
Mostra sobre JOSÉ ZUGNO será atração na 11ª Festa do Agricultor de Fazenda Souza
Ambientalista e agrônomo José Zugno revolucionou o setor agrícola em Caxias do Sul
Foto: Acervo pessoal José Zugno /Divulgação.

A mostra que retrata a vida e obra do agrônomo, naturalista, ambientalista, pesquisador, professor e escritor caxiense José Zugno será uma das atrações inseridas na agenda de atividades da 11ª Festa do Agricultor de Fazenda Souza, que acontece no distrito caxiense nos dias 22, 23, 24, 29, 30 e 31 de julho. A exposição será exibida nas dependências da Associação Cultural e Esportiva Minuano e estará aberta ao público aos sábados, das 14h às 18h, e nos domingos, das 11h às 18h.

A Festa do Agricultor de Fazenda Souza não era realizada desde 2018 e espera atrair, nesta edição, um público recorde de 30 mil pessoas. Através da mostra itinerante José Zugno, os visitantes poderão ver fotos da primeira mostra local de produtos agrícolas, denominada “Festa da Batatinha”, que pode ser considerada o embrião da atual Festa do Agricultor. O evento foi criado em 1960 para incentivar os agricultores da localidade a mostrarem o fruto de seu trabalho, após adotarem as novas técnicas de cultivo da batata e colherem uma safra excepcional.

Os painéis da mostra trazem imagens dos pioneiros no plantio da batata - Adelar Mazzochi, Luis Zatti e João Sgarbi - e dos primeiros desfiles, bem como reproduções de cartas de produtores de Fazenda Souza endereçadas à Coluna Vida Agrícola, mantida por Zugno no jornal Correio Riograndense.

José Zugno foi pioneiro no desenvolvimento técnico da área rural que resultou no município de Caxias do Sul despontar como líder no Estado na produção de hortifrugranjeiros, entre outras culturas. Suas iniciativas foram um divisor de águas no aperfeiçoamento e diversificação de culturas e na qualificação técnica dos agricultores para a produção de alimentos, impulsionando o desenvolvimento agrícola na cidade.

Pioneirismo de Zugno é retratado na exposição (Foto: Acervo pessoal José Zugno /Divulgação)

Esse processo vivido no meio rural, bem como outras ações na área urbana, é contado na exposição “José Zugno - Um Semeador de Ideias a Serviço da Vida Agrícola”, por meio de painéis temáticos ilustrados por textos e imagens exclusivas coletadas ao longo de 60 anos, pertencentes ao seu vasto acervo pessoal. A mostra é resultado de mais de dez anos de resgate, organização e catalogação do acervo de José Zugno realizados por seu filho, Ricardo Zugno. A mostra conta com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC).

Ricardo Zugno, filho de José Zugno, organizou o acervo documental ao longo de dez anos (Foto: Severino Schiavo)

AGENDE-SE

Exposição: “José Zugno: Um semeador de ideias a serviço da vida agrícola”

Datas:

23 e 30 de julho - das 14h às 18h

24 e 31 de julho - das 11h às 18h

Local: Clube Minuano - Associação Cultural e Esportiva Minuano - Avenida Dante Marcucci, 5354 – Fazenda Souza

Ficha Técnica: Pesquisa e coordenação de Ricardo Tando Zugno; Curadoria e conteúdos de Vera Mari Damian; Design gráfico de Ernani Carraro; Reprodução e tratamento de imagens de Liliane Giordano; Produção cultural de Claudio Troian; captação por Capta Ação – Gestão de Projetos.