Caxias do Sul 02/05/2024

Morre na Capital a jornalista e escritora Mariana Kalil

Site Por Aí, da comunicadora, inspirou a criação deste portal de notícias
Produzido por Silvana Toazza, 22/03/2020 às 13:24:34
Morre na Capital a jornalista e escritora Mariana Kalil
Foto: ARQUIVO PESSOAL

POR SILVANA TOAZZA

Uma das jornalistas que mais admiro e que me inspirou a criar um site com o meu nome e marca, Mariana Kalil faleceu na manhã deste domingo, em Porto Alegre. Aos 47 anos, ela lutava contra um melanoma, uma forma agressiva de câncer de pele, e compartilhava com seus leitores (os quais gentilmente chamava de perseguidoras e perseguidores) nas redes sociais a batalha travada e a esperança de melhora e pensamento positivo.

Foi uma lutadora, e trazia na bagagem muita cultura e sensibilidade como escritora e jornalista. Gaúcha, viajava muito e já morou em São Paulo, Rio de Janeiro e Barcelona.

Conheci a Mariana como leitora assídua de suas crônicas na Zero Hora, tendo como personagem seu cachorro. Depois, tive a oportunidade de ouvir uma palestra sua em Caxias, quando do lançamento do livro “Peregrina de Araque”. Fiquei encantada com sua espontaneidade e com o compartilhar de experiências, sempre com um olhar sensível de cronista da vida.

Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mariana Kalil teve passagens por importantes veículos de comunicação, tendo sido editora da Revista Donna, do jornal Zero Hora, onde escrevia crônicas bem-humoradas na coluna Por Aí.

Com esse mesmo nome, criou seu site leve e dinâmico, que me seduziu e me inspirou a desenvolver a minha plataforma online, embora com um conceito diferenciado em termos de notícias e foco. Mas a sofisticação do estilo era o que me seduzia. Tanto que, aos profissionais que busquei para desenvolver o meu portal, eu sempre indicava como inspiração o site Por Aí, de Mari Kalil, mais focado em mulheres, do qual era diretora de conteúdo.

Além da RBS, Mariana também trabalhou em O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Época e IstoÉ e foi correspondente da BBC na Espanha. Mais recentemente, atuava como colunista da Band TV e na Band News FM.

Sempre família, sempre atenta aos detalhes preciosos da vida, a jornalista deixa o marido, Carlos Eduardo Sperotto, o pai, Renato Kalil, a mãe, Iolanda Kalil, e os irmãos Lúcia e Conrado.

No seu site, assim se descreve:

“Sou jornalista e diretora de conteúdo do site Mariana Kalil. Também sou escritora e autora dos livros “Peregrina de araque”, “Vida peregrina” e “Tudo tem uma primeira vez” (todos publicados pela editora Dublinense). Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Posso ser vista toda semana na tela da Band, no programa Band Mulher, da BandRS, e ouvida na Rádio BandNewsFM com notícias e novidades que envolvem todo o lifestyle feminino.”

Nossa despedida precoce a essa jornalista que partiu cedo, mas nos deixa um legado de profissionalismo, criatividade e persistência. Gratidão Mariana Kalil!

Outro trecho que revela como Mariana Kalil descrevia seu site e sua relação com a vida:

“O site MK é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas. Acredito que a internet, além de informação e comunicação, é também entretenimento. Meu desejo mais profundo como formadora de opinião é informar, sim. Mas também conversar, dialogar, interagir, crescer junto com quem está aí do outro lado – e espero profundamente que você possa contribuir nas melhores escolhas e nos mais sólidos caminhos.”