Caxias do Sul 26/04/2024

Marcopolo fecha primeiro contrato para fornecer sistema de desinfecção ao setor hoteleiro

Empreendimento da Bahia passa a utilizar a tecnologia contra a Covid-19 desenvolvida em Caxias do Sul
Produzido por Silvana Toazza, 24/06/2020 às 13:59:58
Marcopolo fecha primeiro contrato para fornecer sistema de desinfecção ao setor hoteleiro
Sistema patenteado promove a dissipação de névoa seca em todo o interior do ambiente
Foto: Gelson Mello da Costa

Se a crise de saúde e econômica trouxe a oportunidade de criar soluções para fazer a diferença na vida das pessoas, a Marcopolo soube aproveitar esse momento para deixar um legado não apenas ao setor de ônibus, mas para outros segmentos.

Prova disso é que a Marcopolo Next (braço voltado à inovação) fechou o primeiro contrato para fornecimento do seu sistema de desinfecção FIP Spaces (abreviação para Fog in Place/ Nevoeiro no lugar) para o setor hoteleiro no Brasil. Quem adotou de forma pioneira a solução foi a Etnia Casa Hotel, localizada em Trancoso, na Bahia.

A novidade integra a recém-lançada plataforma BioSafe, com inovações integradas em biossegurança para o setor de transporte e outros segmentos do mercado frente aos desafios impostos pela Covid-19. O método desenvolvido por profissionais da Marcopolo é capaz de eliminar doenças virais do ambiente, incluindo o novo coronavírus. É excelente ao setor de transporte, mas também representa uma alternativa estratégica de proporcionar um ambiente seguro aos hóspedes de hotéis na retomada de atividades.

Para conhecer: o sistema patenteado FIP Spaces utiliza nanotecnologia, promovendo a dissipação de névoa seca em todo o interior do ambiente, propiciando a desinfecção em cerca de 10 minutos e evitando a disseminação de vírus e bactérias. Trata-se de um processo inédito de desinfecção de superfícies e ambientes por vias aéreas, por meio de nanopartículas de uma solução biocida. A Startup Aurratech é a parceira da Marcopolo Next no desenvolvimento das soluções.

“Somos uma empresa que tem no DNA a preocupação genuína pelas pessoas e a BioSafe é um reflexo disso. Por isso, nossas soluções, desenvolvidas para ampliar a biossegurança nos ônibus, vão além do mercado em que atuamos. Acreditamos que essas inovações contribuirão não só neste momento de pandemia, como continuarão sendo utilizadas em futuro próximo e moldarão a forma como as empresas se comportarão daqui para a frente”, declara James Bellini, CEO da Marcopolo.

A Marcopolo Next está desenvolvendo soluções para auxiliar o mercado no retorno da pandemia, com inovações que extrapolam o setor de transporte.

Porta-voz do setor hoteleiro

André Zanonato, proprietário do hotel-boutique Etnia Casa hotel (Trancoso/BA), emplaca feito duplo: além de ser o primeiro a ter implementado o sistema de desinfecção nas dependências de seu establecimento, será o responsável pela distribuição da tecnologia para o setor hoteleiro.

“Embora este projeto tenha sido desenvolvido originalmente para uso em modais de transporte, acreditei e me apaixonei assim que tomei conhecimento. Trata-se de uma ferramenta imprescindível para a retomada da indústria hoteleira após a pandemia, pois, além dos hóspedes que encontrarão espaços desinfetados e livres de contaminação, as pessoas que atuam no setor da hospitalidade irão retomar seus postos de trabalho em um ambiente seguro, contribuindo para a recuperação do turismo e da economia”, salienta.

Para conhecer: o serviço é disponibilizado em duas modalidades: Unidade Móvel (Máquina sob demanda e valor cobrado por m²) e Máquina para o Cliente (Sistema de aluguel em que a máquina fica disponível durante um mês para o contratante).

Olhar no futuro

A Marcopolo Next é uma divisão de inovação, lançada pela Marcopolo em 2019, focada em desenvolver soluções para o futuro da mobilidade e projetar serviços e sistemas inteligentes que facilitem o deslocamento e a conexão das pessoas.

A área conta também com o auxílio de especialistas de Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul e com startups selecionadas pelo desafio de inovação aberta, lançado em abril.