Caxias do Sul 29/04/2024

Marca de sorvete caxiense adquirida em anúncio de classificados chega aos 70 anos

Urca conta com 10 pontos de venda licenciados no RS e em SC e prevê crescimento para a temporada 2023/2024
Produzido por Silvana Toazza, 24/08/2023 às 10:12:04
Marca de sorvete caxiense adquirida em anúncio de classificados chega aos 70 anos
Fábrica localiza-se no bairro De Lazzer, em Caxias do Sul
Foto: Urca/divulgação.

A Urca Sorvetes, de Caxias do Sul, comemora 70 anos espalhando seus sabores por 10 pontos de venda licenciados no RS e em SC, além da comercialização em mercados. A empresa festeja sete décadas de história, mas está nas mãos dos atuais proprietários há 36 anos, quando os negócios ganharam recheio extra.

Em 1987, a grife foi adquirida pelas famílias de Antônio Dalle Laste e Sérgio Vergani, de forma singular: por meio de um anúncio de classificados. A partir daí, a empresa abriu o primeiro bufê de sorvetes em Caxias do Sul, o que significou uma revolução ao setor, pois a demanda explodiu e caiu no gosto do consumidor de todas as idades. Hoje, a Urca, que conta com fábrica caxiense, no bairro De Lazzer, tem no comando a nova geração: Vinicius Dalle Laste, administrador da empresa, filho de Antônio, responsável por continuar escrevendo essa história ao lado do irmão Ricardo e do primo Roberto.

“Na próxima temporada de calor (2023/2024), a nossa meta é crescer 10% em pontos de venda e, a partir disso, aumentar o resultado operacional da empresa em 18%”, aponta Vinicius.

Produto ganha espaço além das fronteiras gaúchas

A intenção é difundir a marca em Santa Catarina, onde a Urca já atua em cidades litorâneas. A sustentabilidade está em pauta com potes biodegradáveis nos bufês e inovações para reduzir o uso do plástico. Já houve alteração de embalagens utilizadas no envase de sorvetes pela indústria por materiais que se decompõem de forma mais rápida no meio ambiente. Transformar as lojas em pontos de coleta de materiais é outra ação sustentável.

A geração de energia solar e projetos como o Jardim dos Sonhos, que converteu potes de sorvete no plantio de mudinhas de flor, são outros exemplos. Além das linhas tradicionais e premium, a Urca produz sorvetes para veganos e intolerantes à lactose, bem como açaís para pessoas celíacas. Recentemente, cumpriu uma etapa primordial: ter rótulos acessíveis e inclusivos para pessoas cegas e de baixa visão.

Em 2023, para celebrar essa data tão emblemática, a Urca está com uma ação que promete envolver a comunidade. “Urca, 1 ano de sorvete grátis” é o nome da campanha. O regulamento pode ser conferido no site da Urca (www.sorvetesurca.com.br/regulamento) e também por meio das redes sociais.