Caxias do Sul 27/04/2024

Instituto cultural celebra aniversário com livro póstumo do escritor Flávio Luis Ferrarini

Evento aberto ao público ocorrerá no sábado, dia 12, no Prefácio Bistrô, em Flores da Cunha
Produzido por redação, 07/08/2023 às 08:52:16
Instituto cultural celebra aniversário com livro póstumo do escritor Flávio Luis Ferrarini
Escritor florense tem vida e obra celebradas e mantidas com ações do Instituto
Foto: Arquivo do Instituto Flávio Luis Ferrarini/Divulgação

Criado pela inspiração na vida e obra do escritor florense com mais de 20 livros publicados, o Instituto Flávio Luis Ferrarini prepara uma comemoração especial dos seus 8 anos de atuação. O evento contará com diversas atrações, entre elas, o lançamento do livro póstumo escrito por Ferrarini, “Bento Bandini: Encare seus medos”.

Haverá ainda a apresentação musical do grupo Rota Lunar, do Coro dos Canarinhos, além da exposição de obras de artes “Paisagens Urbanas”, de artistas sob coordenação de Selestino Machado. A comemoração está marcada para o dia 12 de agosto, sábado, a partir das 15h30min, no Prefácio Bistrô, em Flores da Cunha (Rua São José, 2431 - Centro). O evento é gratuito e aberto ao público.

Banda Rota Lunar fará show especial durante o evento

MEMÓRIA VIVA

Desde a partida repentina do autor, vítima de acidente de trânsito, sua obra e legado têm sido preservados pelo Instituto Flávio Luis Ferrarini. Mesmo inaugurado oficialmente em 5 de agosto de 2016, data de aniversário do escritor, o projeto teve início ainda em 2015 com a publicação do livro “O Menino da Terra do Sol”, com apoio do próprio Flávio. Desde lá, são realizadas inúmeras ações de sensibilização, oficinas, workshops, filós filosóficos e eventos socioculturais.

A organização sem fins lucrativos também apoia a realização de feiras do livro, publicação e lançamento de livros, projetos de resgate histórico e incentivo à leitura, além de ser proponente em projetos educacionais e culturais e realizadora de peças teatrais. Atualmente, o Instituto Flávio Luis Ferrarini está presente nas cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua.

Instituto que leva nome do escritor desenvolve diversas ações culturais

Além dos livros publicados em vida, Flávio deixou escritos em seus arquivos que, com a organização da família do autor e integrantes do Instituto, se transformaram nas obras póstumas “Tira-gosto: poemas #saborearcomprazer”, “Depois da Chuvarada”, e agora “Bento Bandini: Encare Seus Medos”. Esse último, inclusive, é a continuação do infantojuvenil “Bandini - Seja Você Mesmo”, lançado em 2013, que apresenta uma história divertida contada em formato de diário.

Organizado por Madeleine Ferrarini e Roger Ferrarini, irmã e filho do autor, respectivamente, e com ilustrações de Mauro Machado de Oliveira e Yasmin Fortunatti, o terceiro livro póstumo de Ferrarini tem publicação da Editora Vírtua e conta com a apresentação escrita pelo jornalista Marcos Fernando Kirst e prefácio assinado pelo jornalista Gustavo Tamagno Martins. O projeto gráfico e a revisão do texto ficaram a cargo do jornalista Rafael Augusto Machado.

FLÁVIO LUIS FERRARINI

Flávio Luis Ferrarini nasceu em agosto de 1961 na localidade de Travessão Paredes, no interior de Nova Pádua. No final da adolescência, mudou-se para Flores da Cunha, onde fixou residência.

Publicou seu primeiro livro individual em 1985, abrindo uma série de mais de 20 títulos, nos gêneros de contos, crônicas, poesia, prosa, novela e narrativas infanto-juvenis. Ao longo de 30 anos, produziu em torno de três mil crônicas nos jornais: Pioneiro, Folha de Hoje, O Florense e Semanário.

Flávio Luis Ferrarini deixou vasta obra, incluindo textos inéditos

Entre os reconhecimentos recebidos, está o de ter emprestado o nome à Biblioteca Pública de Nova Pádua e à Casa de Cultura de Flores da Cunha. Em 2007, foi escolhido patrono da 30ª Feira do Livro de Flores da Cunha.