Caxias do Sul 29/03/2024

Inspetor Pasúbio reeditado e Pozenato pronto para a Feira

Escritor relança obra policial de sucesso e prepara presença na Feira do Livro de Caxias do Sul
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 06/08/2022 às 10:50:58
Inspetor Pasúbio reeditado e Pozenato pronto para a Feira
Famoso "O Caso do E-Mail", de José Clemente Pozenato, retorna às prateleiras sob novo visual gráfico
Foto: Silvana Toazza

Por MARCOS FERNANDO KIRST

O escritor José Clemente Pozenato já está preparando o lote de canetas com as quais vai autografar os livros de sua autoria, em sessão especial de encontro com seu público durante a 38ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que este ano ocorre de 30 de setembro a 16 de outubro, na Praça Dante Alighieri.

Na ocasião (sessão de autógrafos e palestra intitulada “Percurso Literário”, no dia 8 de outubro, sábado, às 16h, no Palco da Feira), os leitores terão a oportunidade de deparar não só com os mais recentes trabalhos do autor, como também com as reedições de algumas de suas obras antigas, agora sob o selo de sua própria casa editorial, a Editora Pozenato, que estreou em outubro do ano passado.

O título mais recente extraído do forno editorial é a novela policial “O Caso do E-Mail”, reeditado neste mês de agosto sob o selo próprio do autor, recolocando nas prateleiras e nas mãos dos leitores um dos casos mais emblemáticos do personagem Inspetor Pasúbio, o detetive serrano solucionador dos mistérios engendrados por Pozenato. Trata-se da terceira aventura do personagem, editada pela primeira vez no ano 2000, após os dois primeiros títulos da saga, “O Caso do Martelo”, de 1985, e “O Caso do Loteamento Clandestino”, de 1989, este último também recentemente reeditado pela Editora Pozenato. Nos próximos meses, toda a coleção de aventuras de Pasúbio deverá estar disponível em novas edições, incluindo “O Caso da Caçada de Perdiz”, de 2008, e “O Caso do Sumiço da Espingarda”, de 2020.

PRODUÇÃO INTENSA

Os trabalhos mais recentes do escritor e tradutor, cuja agenda de atividades literárias jamais arrefece, também estarão à disposição dos interessados. Entre eles, a tradução, feita diretamente do original italiano, da primeira parte da “Divina Comédia: Inferno”, de Dante Alighieri, em edição bilíngue editada pela Fundação Antonio Meneghetti em 2021; e a tradução também diretamente do texto original italiano do poeta Francesco Petrarca, da obra “Os Triunfos”, que Pozenato lançou também em 2021. Além disso, claro, estarão disponíveis edições dos já clássicos títulos do escritor, como os integrantes da trilogia literária da imigração “A Cocanha”, “O Quatrilho” e “A Babilônia”.

Chances imperdíveis para quem não leu, ler algumas dessas obras; para quem quiser reler aquelas que já leu e também para contatar o escritor, sempre generoso com o público leitor. Agende-se. E quem quiser ir antecipando seus exemplares, pode contatar direto com a Editora Pozenato (que disponibiliza todos os títulos, inclusive os impressos por outras editoras) pelas redes sociais no Facebook e Instagram.