Caxias do Sul 04/05/2025

Empresário Francisco Stedile tem vida biografada pela filha

Pesquisadora Véra Stedile Zattera lança obra sobre a trajetória marcante de seu pai
Produzido por redação, 04/05/2025 às 08:55:39
Empresário Francisco Stedile tem vida biografada pela filha
“Francisco Stedile, modus vivendi” é o novo livro de Véra Stedile Zattera
Foto: Julio Soares/Divulgação

Véra Stedile Zattera, especialista em indumentária e na vida e obra do pintor italiano Aldo Locatelli (1915 – 1962), tem no currículo a publicação de mais de 30 livros decorrentes de suas pesquisas. No entanto, revestiu-se principalmente do papel de filha para publicar sua mais recente obra, “Francisco Stedile - modus vivendi”, um resgate da trajetória de vida de seu pai, empresário relevante no cenário da Serra gaúcha.

O lançamento da obra, no dia 17 de maio, data relativa ao aniversário de ambos, pai e filha, será feito para a sua grande família e os colaboradores da empresa em um ambiente privado. Na ocasião, estarão sendo comemorados os 103 anos de nascimento de Francisco, que veio a falecer em 2005, aos 83 anos de idade. Com esse documento impresso, ficarão eternizadas quase que todas as suas atividades.

Além de ser sempre apresentado como um empresário de sucesso, uma vez que fundou empresas de renome internacional, e de ter sido eleito uma das 100 Personalidades Destaque do Século XX (em 1999), Francisco Stedile, nesse momento, está sendo descrito por meio de lembranças pessoais e de afeto filial, como um pai apaixonado por sua família.

“Tenho registros com ele desde os três anos de idade e essas imagens, que foram se multiplicando ao longo do tempo em que convivemos, fortaleceram a nossa identificação, a admiração mútua e o nosso vínculo particular”, conta Véra. “Descrevi o caminhar de meu pai a partir das memórias que tive com ele e seus relatos, e é sob esse ponto de vista que procuro desvendar facetas de sua personalidade e vivências que ainda são desconhecidas para a maioria”, explica a autora.

Véra Stedile Zattera tem conquistado, ao longo de sua vida profissional sempre produtiva, várias marcas importantes: 50 anos de professorado na Universidade de Caxias do Sul; patrocinadora e doadora do seu acervo pessoal denominado “Documenta Costumes” (com peças raras, manequins vestidos com trajes da época, da imigração italiana, gauchescos e de Festa da Uva); assessora cultural da reitoria universitária.

Artista têxtil e divulgadora da cultura regional em seminários e congressos ao redor do mundo, criou figurinos de eventos regionais e de óperas, deu amparo a publicações de terceiros e a apresentações musicais e operísticas. Produtora de mais de 200 exposições individuais, coletivas e didáticas, é referência bibliográfica para autores de diversos temas.

Quem se interessar pela obra pode entrar em contato com a Agrale, Unidade 1, pelo telefone (54) 3238-8000.