Entre o findar de 2025 e o início de 2026, a Marcopolo reafirma ainda mais sua posição de diversificação do portfólio de produtos e a aposta na mobilidade sustentável. Integra as últimas novidades anunciadas pela empresa caxiense a entrega do primeiro ônibus rodoviário da Geração 8 movido a biometano/GNV para a Pássaro Marron, de Guarulhos (SP). O modelo Paradiso G8 1050 foi produzido pela Marcopolo e conta com chassi Scania, garantindo autonomia de até 450 km.
“A Marcopolo reafirma seu protagonismo ao oferecer soluções inovadoras que tornam o transporte coletivo mais sustentável e eficiente, contribuindo para a transição energética e a descarbonização”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.
O Paradiso G8 1050 tem 14 metros de comprimento e capacidade para 46 passageiros em poltronas Executiva com tomadas USB A+C. O modelo oferece ar-condicionado, sanitário e preparação para sistema de áudio e vídeo com Wi-Fi. Quando abastecido com biometano, reduz as emissões de CO2 (dióxido de carbono) em 90%. Além do Paradiso G8 1050 movido a biometano, a Marcopolo forneceu outros 66 ônibus para a operadora em 2025.
Primeiro aeroporto do país a ter Ônibus elétricos Attivi Integral

Outra novidade divulgada pela Marcopolo é que o Aeroporto Internacional Belo Horizonte/Confins – Tancredo Neves é o primeiro no Brasil a contar com os ônibus 100% elétricos Attivi Integral nas operações de embarque e desembarque de passageiros. Os veículos, entregues pela filial Minas Gerais da companhia, marcam o início da transição para uma mobilidade sustentável e de zero ou baixa emissão do terminal de BH.
Os dois ônibus Attivi Integral 100% elétricos têm pintura padrão aeroporto, configuração interna para proporcionar o máximo espaço para acomodar os passageiros e bagagens de mão, e capacidade para 81 passageiros, sendo 40 em pé e 41 sentados. São equipados com três portas para acesso mais eficiente e rápido, poltronas estofadas, espaço para cadeira de rodas, sistema de ar-condicionado, dois monitores, carregadores USB, tipo A + C, áudio vídeo interno. A autonomia é de até 280 km e o tempo de carga de até 4 horas.
O Attivi é o primeiro modelo de ônibus desenvolvido integralmente pela Marcopolo (chassi e carroceria). O veículo é resultado de um projeto de vários anos que priorizou a nacionalização de componentes, incluindo baterias e sistemas eletroeletrônicos, reforçando o compromisso da empresa com a indústria nacional e a sustentabilidade. Atualmente, além do Attivi Integral, a fabricante já possui cerca de 1.000 ônibus elétricos e híbridos, desenvolvidos com chassis de parceiros, que circulam em diversos países, como Colômbia, Chile, México e Austrália, além do Brasil.
A saber: fundada há 76 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na produção de carrocerias de ônibus no Brasil e está entre as maiores do setor no mundo. Com fábricas nos cinco continentes, seus veículos circulam em mais de 140 países.