Caxias do Sul 29/04/2024

Impacto econômico do coronavírus no setor cultural é mapeado junto à categoria em Caxias do Sul

Formulários elaborados pelo Conselho Municipal de Política Cultural levantam dados junto a artistas, empresas e produtores culturais
Produzido por redação, 02/04/2020 às 11:01:32
Impacto econômico do coronavírus no setor cultural é mapeado junto à categoria em Caxias do Sul
Elenco do Grupo Teatral Ueba, Produtos Notáveis, em uma de suas mais recentes produções artísticas, fazendo arte profissional a partir de Caxias do Sul
Foto: Anésia Jardim Müller

O invisível e microscópico coronavírus, com sua ação por vezes letal, produz consequências bem visíveis e tangíveis no cotidiano das pessoas e em todas as áreas das atividades produtivas do planeta. Inclusive, no setor cultural, que abriga artistas e produtores culturais profissionais que geram renda, empregos, impostos, produtos (intangíveis e valorosos) e movem a roda da economia.

Esse setor, também praticamente estagnado devido às (necessárias) medidas restritivas de isolamento social e suspensão de eventos que produzam aglomerações, vem sentindo fortemente o impacto da quarentena, com o cancelamento de espetáculos e de projetos de diversas ordens. Atores, artistas plásticos, produtores culturais, escritores, cineastas, músicos, cantores, pintores, escultores e outros profissionais das artes e da cultura estão com suas atividades paradas e vivendo a ansiedade e a expectativa do futuro iminente, que ninguém conhece e que preocupa trabalhadores de todas as naturezas, em todos os quadrantes do mundo.

A perda econômica resultante desse quadro ainda é impossível de ser dimensionada, porém, o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Caxias do Sul, órgão subordinado à Secretaria Municipal da Cultura, empreende uma ação importante com o intuito de traçar um mapa que possa dimensionar o tamanho do impacto do coronavírus no setor cultural. “A partir do levantamento dos resultados da pesquisa, será possível vislumbrar com clareza a situação e passarmos a ter ferramentas para traçar estratégias de ação que permitam fazer a retomada das atividades em Caxias do Sul”, explica a presidente do Conselho, a atriz, empresária e produtora cultural Aline Zilli.

Por meio de uma pesquisa online, acessível na página facebook do Conselho, o CMPC procura identificar, com o preenchimento de dois formulários, o perfil de artistas e produtores de Caxias do Sul. Os questionários possuem finalidades diferentes: o primeiro é destinado a artistas e, o outro, a iniciativas de produtores/empresas. É possível também optar por responder a ambos, quando for o caso. Os dados individuais não serão divulgados, sendo que as informações gerais coletadas farão parte dos resultados a serem apresentados posteriormente.

Os formulários podem ser acessados nos seguintes links:

Artistas - https://forms.gle/C87mWR3KDzpaxWUm8

Produtores - https://forms.gle/fRvT6jyTSxK32Hsq8