Caxias do Sul 16/09/2025

Grupo vinícola protagoniza maior exportação de espumante brasileiro à Suécia

Lote de 200 mil garrafas saiu do Porto de Salvador e já está disponível aos clientes em todo o território sueco
Produzido por Silvana Toazza, 15/09/2025 às 10:03:14
Grupo vinícola protagoniza maior exportação de espumante brasileiro à Suécia
Rótulo pode ser encontrado nas 448 lojas da rede estatal que controla a venda de bebidas alcoólicas naquele país
Foto: Miolo Wine Group, divulgação

A maior exportação de espumante brasileiro já concretizada para a Suécia é da Miolo Wine Group, conglomerado vitivinícola com sede no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha.

O lote de 200 mil garrafas – 17 mil caixas de 12 unidades – do espumante brut Cuvée N°7, elaborado com uvas Chenin Blanc cultivadas na Vinícola Terranova, em Casa Nova (BA), no Vale do São Francisco, saiu do Porto de Salvador em junho e já está disponível para os consumidores em todo o território sueco. Com distribuição nacional, o rótulo pode ser encontrado nas 448 lojas do Systembolaget, rede estatal que controla a comercialização de bebidas alcoólicas naquele país.

Com vendas em goles generosos, já há expectativa de que novos lotes atravessem o Atlântico em menos de um ano. Para celebrar a conquista, o export manager (gerente de exportação) da Miolo Wine Group, Lucio Motta, estará na capital, Estocolmo, no dia 21 de setembro para o lançamento oficial na Suécia, "um mercado altamente exigente, que comprova que o Brasil tem espumantes de qualidade para conquistar o mundo”.

Licitação abriu as portas

O espumante da Miolo foi o único escolhido em uma degustação às cegas entre diversos rótulos brasileiros, dentro de um processo de licitação internacional. O nome Cuvée N°7 foi definido pelo próprio importador, que associou o número ao simbolismo universal da sorte, além de ter participado ativamente da criação do rótulo junto à Miolo.

A decisão considerou não apenas a qualidade sensorial do espumante — com equilíbrio de açúcar, acidez e álcool —, mas também critérios de sustentabilidade e competitividade, como o peso da garrafa, adequado aos padrões ecológicos estabelecidos pela Suécia, além do preço.

Com presença consolidada em mais de 30 países, a Miolo reafirma sua posição como a maior exportadora de vinhos finos do Brasil. A empresa possui cinco unidades em terroirs distintos: quatro no Brasil — Vale dos Vinhedos (RS), Campanha Meridional (RS), Campanha Central (RS) e Vale do São Francisco (BA) — e a Bodega Renacer, em Mendoza (Argentina). Seu portfólio supera 150 rótulos.