Caxias do Sul 01/05/2024

Fras-le: 90% da matéria-prima é convertida em produtos

Elevada taxa de eficiência no uso de materiais garante reutilização, evitando desperdícios e a geração de resíduos
Produzido por Silvana Toazza, 09/01/2023 às 13:42:19
Fras-le: 90% da matéria-prima é convertida em produtos
Marca tem reconhecimento mundial
Foto: Carlos Chiaradia

A caxiense Fras-le, empresa do grupo Randon, atua com força no controle de geração de resíduos e de desperdício de materiais. O índice de matéria-prima adquirida e convertida em produtos nos processos fabris ultrapassa 90% nos últimos anos, segundo levantamento da companhia. Trata-se de elevada taxa de eficiência no uso de materiais, em um trabalho que considera os princípios da economia circular e prevê uma gestão de recursos mais eficiente, evitando desperdícios e a geração de resíduos.

A busca por potencializar a economia circular se traduz na reinserção de sobras de materiais, como resíduos de pó dos sistemas de exaustão e sucata metálica, na produção das autopeças e componentes automotivos. Como exemplos, a Fras-le recicla internamente cerca de 10% das matérias-primas utilizadas nos processos produtivos e, na fábrica em Caxias do Sul, cerca de 85% do pó de exaustão.

Todas as unidades fabris da Fras-le contam com planos de gerenciamento de resíduos, que priorizam o reaproveitamento por meio da reciclagem e a destinação ambientalmente correta - em 2021, foram geradas 22,5 mil toneladas de resíduos. A sucata metálica, que representa o maior volume de resíduos não-perigosos gerados, 28% do total, é totalmente reciclada.

Das empresas da Fras-le, a matriz em Caxias do Sul (RS), além das plantas da Fremax, em Joinville (SC), da Jurid do Brasil, em Sorocaba (SP), da Fras-le North America, nos Estados Unidos, e da Fanacif, no Uruguai, são certificadas pela ISO 14001, que amplia a avaliação da eficácia do sistema de gestão em relação à cadeia de valor, aos riscos e oportunidades no ciclo de vida do produto.