Caxias do Sul 24/04/2024

Faltam máscaras e álcool gel nas farmácias de Caxias do Sul

Com tanta demanda, preços foram multiplicados por quatro e ainda assim é difícil encontrar produtos
Produzido por Silvana Toazza, 16/03/2020 às 15:39:07
Faltam máscaras e álcool gel nas farmácias de Caxias do Sul
Atendentes usam máscara em loja de Caxias do Sul
Foto: Silvana Toazza

Comprar máscaras nas farmácias de Caxias torna-se uma tarefa ingrata. A maioria dos estabelecimentos esgotou o estoque do produto, em função da preocupação que se alastra de propagação do coronavírus.

Em grandes redes de farmácias, como São João, Mais Econômica e Panvel, são raras as filiais locais que ainda têm a mercadoria. Algumas receberam lotes nesta segunda-feira (16/03) de manhã e já esgotaram o estoque. Em uma das operações, uma mesma cliente adquiriu 40 máscaras.

Com tanta demanda, o preço também ficou nas alturas. Antes a máscara custava R$ 0,30 a unidade, em média. Com o alarde instalado pelo coronavírus, o preço foi multiplicado por mais de quatro: o custo é de R$ 1,30 por unidade. Em algumas farmácias, a informação é de que o produto pode ser reposto nesta terça-feira.

A precaução é tanta que até atendentes de lojas estão usando máscaras para se proteger, como no caso de um estabelecimento no centro de Caxias. Com origem asiática, os funcionários parecem dimensionar ainda mais o risco da doença ou mesmo temer preconceito, já que foi na China que o surto começou.

Álcool gel

Assim como as máscaras, o álcool gel sumiu das prateleiras das farmácias e dos supermercados e seu preço inflacionou, e muito. Difícil é conseguir um frasco.

Além do consumidor comum, indústrias, lojas, restaurantes e órgãos públicos, entre outros estabelecimentos, reforçam a disponibilidade do produto para higienizar as mãos, fazendo os lotes desaparecerem.

Fazer estoque em casa do produto não parece uma boa estratégia quando se pensa no impacto coletivo e econômico da ação. Com medo, cada um pensa em si. Mas sempre há o exagero.