Caxias do Sul 29/03/2024

Escritora MAYA FALKS é escolhida Patrona da 38ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul

Posto de Amigo do Livro deste ano cabe ao professor e escritor Décio Osmar Bombassaro
Produzido por redação, 09/06/2022 às 17:29:56
Escritora MAYA FALKS é escolhida Patrona da 38ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul
Maya Falks congrega currículo com várias obras publicadas e diversos prêmios conquistados
Foto: Prefeitura Municipal de Caxias do Sul/ Divulgação

A Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul divulgou, na tarde desta quinta-feira, 9 de junho, os nomes da Patrona e do Amigo do Livro da 38ª edição da Feira do Livro do município, que ocorre de 30 de setembro a 16 de outubro. Os postos serão desempenhados, respectivamente, pelos escritores locais Maya Falks e Décio Osmar Bombassaro.

Formada em Publicidade e Jornalismo, pós-graduada em Marketing e com metade do curso de Direito concluída, foi na literatura que Maya se encontrou desde os três anos de idade, quando ditava seus textos para a mãe. De lá para cá, foram dezenas de prêmios, participações em antologias e publicações em revistas, além das próprias obras que flutuam entre gêneros, do romance ao poema longo.

Também foi a vencedora do Prêmio Vivita Cartier de 2021, com seu livro poético “Eu Também Nasci Sem Asas” (2020), e atua como resenhista, oficineira de escrita criativa e leitora crítica, ao mesmo tempo em que se dedica à conclusão do curso de Letras.

O Amigo do Livro será o jornalista, escritor e professor universitário Décio Osmar Bombassaro. É especialista e mestre em Filosofia, além de ser licenciado em Letras. A sua formação transcorreu na Universidade de Caxias do Sul, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. São de sua autoria: "Da habilidade humana em perscrutar o ente", "O pórtico de Nietzsche: a evocação do eterno retorno com o ritmo do ser no tempo" e "A apelação de Sócrates: réplica e tréplica do absurdo".

Professor, jornalista e escritor Décio Bombassaro é o Amigo do Livro em 2022 (Foto: Prefeitura Municipal de Caxias do Sul/ Divulgação)

Patrona e Amigo do Livro foram escolhidos pelo colegiado formado pela Secretaria Municipal da Cultura, Direção do Livro, Literatura e Leitura, Programa Permanente de Estímulo à Leitura, Academia Caxiense de Letras, Associação dos Livreiros Caxienses (ALCA) e Conselho Municipal de Políticas Culturais.