Caxias do Sul 26/04/2024

Empresa caxiense vence prêmio de inovação do Ministério da Agricultura

No time de destaques no país, companhia local é reconhecida por tecnologia do robô alimentador de suínos
Produzido por redação, 07/04/2022 às 11:15:28
Empresa caxiense vence prêmio de inovação do Ministério da Agricultura
Tecnologia reduz desperdícios e melhora conversão alimentar
Foto: Divulgação Roboagro

Das seis inovações voltadas para o agronegócio que subiram ao palco na premiação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a caxiense Roboagro foi a única reconhecida na categoria de suinocultura, com a apresentação de um robô projetado para ser um alimentador de suínos, com um conceito de precisão para auxiliar no trabalho dos produtores, cooperativas e agroindústrias. A solução está revolucionando o trabalho no segmento de suinocultura mundial.

Entre os principais indicadores de melhorias estão a redução de desperdícios e a obtenção da melhor conversão alimentar do mercado. Tudo isso por conta da aplicação de uma dieta de nutrição aos animais, já que o robô entrega a quantidade exata de alimento para cada suíno, baia a baia, com o monitoramento em tempo real. Com essa solução premiada, a tecnologia brasileira reforça que é referência na suinocultura internacional.

Além da Roboagro, o desafio premiou outras cinco marcas por suas propostas de inovação em favor do desenvolvimento de diversos temas relacionados ao gado de corte, gado leiteiro, aves e peixes, desde a parte de concepção genética, desafios dos criadores à mesa do consumidor. Extremamente disputado, o prêmio é uma oportunidade para que a tecnologia brasileira direcionada à suinocultura seja reconhecida.



As vencedoras figuraram entre as 20 finalistas do desafio, que obteve mais de 60 startups inscritas. O evento foi organizado pelo Mapa em parceria com o Sebrae, como parte das iniciativas do Ecossistema de Inovação para a Agropecuária do Oeste do Paraná.