Caxias do Sul 29/04/2024

Em 25 anos, loja de móveis caxiense já atendeu 30 mil clientes no RS e em SC

O nome da fundadora se mescla ao da própria empresa, e Rose comemora a consolidação de uma marca de sucesso num mercado disputado
Produzido por Silvana Toazza, 23/08/2023 às 14:52:58
Em 25 anos, loja de móveis caxiense já atendeu 30 mil clientes no RS e em SC
NEGÓCIO FAMILIAR: Rose ladeada pelo filho Gustavo e pelo marido Moacir
Foto: Jean Mattos

POR SILVANA TOAZZA

Depois de atuar por 11 anos como gerente de compras do setor de móveis da hoje extinta Lojas Arno – período no qual recebeu seis promoções –, Rosméri Natália Argenta Dal Prá precisou se reinventar. O ano era 1998. A vida, sábia como é, tirou-a da estabilidade de um emprego fixo e a fez tomar uma decisão crucial num momento de interrogações profissionais e com um filho de pouco mais de um ano para criar.

Parar e reclamar não era alternativa para Rose, como ela é chamada. Embora discreta, ouvia de clientes e fornecedores que seu nome estava intrinsicamente ligado ao do segmento de móveis para o lar.

“Nunca tive problema por ser mulher. Meu salário sempre foi igual e até maior do que o dos homens na mesma ocupação”, destaca.

Pediu um conselho ao marido, que imediatamente disse “sim”. Seria seu sócio e grande incentivador em seu voo solo.

Não foi difícil bater o martelo: abriria uma loja de móveis agregando o seu nome e, sobretudo, sua expertise em lidar com o público, colaboradores e com os fornecedores da indústria. Assim nasceu a Roselar Móveis, há exatos 25 anos completados agora em agosto, incorporando no mesmo negócio os filões de móveis sob medida, mobiliário solto e artigos para decoração de ambientes, incluindo estofados.

Os primeiros funcionários escalados eram profissionais que ela havia conhecido no antigo emprego, com experiência no varejo, e que estavam à disposição no mercado. A conjunção não poderia ser mais propícia, como se o universo a empurrasse ao novo desafio.

Roselar Móveis hoje ocupa área de mil metros quadrados (foto: Rudi Silva/ Agência Eviva)

Tamanho da loja quadruplicou

Foi em agosto de 1998 que tudo começou, em um espaço de 250 metros quadrados no bairro Lourdes, em Caxias do Sul, nas proximidades de onde a Roselar situa-se hoje, só que agora em área quatro vezes maior, de mil metros quadrados. A grife cresceu em envergadura, nome e, claro, tamanho. É uma loja que conjuga o vigor da juventude com a credibilidade da experiência. Sua equipe de funcionários mais do que duplicou nesse tempo, hoje formada por 15 pessoas, incluindo os terceirizados. Conta com profissionais qualificados desde o projeto até a montagem dos ambientes.

A empresa tem no DNA a caraterística familiar – com o marido Moacir e o filho Gustavo Dal Prá (aquele bebê, lembram?) hoje como braços direito e esquerdo da diretora executiva Rose –, mas sem nunca deixar de se profissionalizar e buscar inovar e evoluir. Pelo contrário: foi necessário redirecionar a rota por muitas vezes para atingir a longevidade – são pouquíssimas as empresas que chegam aos 25 anos no Brasil e, nesse período, Rose presenciou a saída de mercado de muitas do mesmo segmento. Ela mesma precisou recuar em alguns momentos e, após possuir três lojas em Caxias do Sul, optou por focar os esforços em apenas uma delas, a mais robusta e completa.

O que faz a Roselar ser um case de sucesso não apenas no comércio de móveis, mas no filão empresarial como um todo, tendo uma mulher comemorando bodas de prata no comando? Qual a receita?

“Persistência com inovação, parcerias e busca por novos mercados. Crises foram muitas. Vontade de desistir, também”, confidencia Rose.

A empresária – a administradora de empresas – salienta que a palavra “acomodação” nunca esteve em seu vocabulário. No início, eram 12 horas de trabalho por dia, numa rotina árdua. Qualidade, surpreender o cliente e cumprir prazos de entrega são itens indiscutíveis para ela. Tudo é testado, avaliado, com um crivo que prima pela excelência, num olhar clínico para os detalhes dos produtos.

“Meu cliente sempre em primeiro lugar. A venda está no meu sangue, mas vejo muito além do dinheiro”, revela a empresária, que também deixa escapar outra de suas facetas: já se aventurou a desenvolver móveis com sua própria criatividade.

Campanha dos 25 anos da Roselar evidencia os clientes, com o mote "de geração a geração construindo sonhos com móveis" (foto: Jean Mattos)

Olhar voltado ao público

A clientela foi expandida e hoje a Roselar, situada na Avenida Júlio de Castilhos, 132, recebe todo o tipo de público, de casais montando o apartamento, famílias remodelando a casa, passando por arquitetos e decoradores de interiores, que encontram no estabelecimento uma gama completa de soluções à mostra, num showroom aberto, facilitando muito a composição de projetos customizados. Os fornecedores de móveis são dos polos da Serra Gaúcha e de Santa Catarina, tendo algumas marcas com venda exclusiva.

Já os clientes, da mesma forma, extrapolam Caxias do Sul e região, chegando ao litoral gaúcho e catarinense, além da Grande Porto Alegre. Ao longo de um quarto de século, a empresa tem a honra de já ter atendido o número fabuloso de mais de 30 mil clientes.

"Mais do que preencher espaços, nossos projetos contam histórias, e a isso nos entregamos com paixão”, emociona-se Rose.

Consumidores são os protagonistas da empresa (foto: Jean Mattos)

E a Roselar em 2023?

Apesar de ainda persistir cautela no consumidor, a Roselar Móveis chega aos 25 anos de história com motivos exuberantes para comemorar. Fechou o primeiro semestre do ano com avanço de 15% nos negócios sobre o mesmo período do ano passado, fruto de uma gestão que busca o ponto de equilíbrio para a sustentabilidade do empreendimento.

A Roselar Móveis acredita que uma casa perfeita é capaz de despertar no íntimo das pessoas a certeza de que é possível realizar sonhos. Por isso, equilibra tradição e inovação na exata medida para atender aos anseios do consumidor brasileiro.

“A loja física nunca vai acabar. Um bom atendimento e a experiência do cliente são fundamentais”, sentencia Rosméri Natália Argenta Dal Prá, para quem as adversidades sempre se transformam em oportunidades.

Foi assim em 1998, quando perdeu o emprego e viu a chance de abrir seu próprio negócio. É assim em 2023, quando a economia desafia a todos diariamente. A resposta para os percalços está em duas palavras: “persistência” e “trabalho”. Junta-se a isso uma dose generosa de amor, o que move os negócios, a família e a Vida!

ROSELAR MÓVEIS

yes Endereço: Avenida Júlio de Castilhos, 132, Nossa Senhora de Lourdes - Caxias do Sul (RS)

yes Estacionamento próprio, junto à loja.

yes De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30

yes Sábados, 9h às 13h

yes Telefones:

(54) 3228.8076

(54) 99942.8076

E-mail: roselar@roselar.com.br

Site: https://www.roselar.com.br/

Trabalha com móveis sob medida, externos, salas de jantar e de estar.

Assista vídeo AQUI