Caxias do Sul 24/04/2024

Documentário resgata saga do Festival Vindimas da Canção Popular, de Flores da Cunha

Obra que será lançada nesta sexta-feira, 26 de novembro, foi produzida pela historiadora Taísa Verdi
Produzido por redação, 25/11/2021 às 09:08:05
Documentário resgata saga do Festival Vindimas da Canção Popular, de Flores da Cunha
Raquel Muraro Gaio (E) registra seu depoimento para a equipe de produção do documentário
Foto: Taísa Verdi/Divulgação

O documentário “A Terra do Galo que Canta: As Vindimas da Canção Popular de Flores da Cunha, Rio Grande do Sul”, será lançado nesta sexta-feira, 26 de novembro, às 19h30, no auditório da Casa de Cultura Flávio Luis Ferrarini, em Flores da Cunha. A atividade ocorre dentro da Semana das Letras do município.

A obra foi desenvolvida pela professora e historiadora Taísa Verdi, a partir de pesquisa para a dissertação do Mestrado Profissional em História, cursado na Universidade de Caxias do Sul entre 2016 e 2020, sob orientação da professora Eliana Gasparini Xerri. O mestrado profissional da UCS prevê elaboração de produto social com impactos para além da academia. Após o lançamento, o conteúdo será disponibilizado via YouTube.

“Vindimas da Canção Popular de Flores da Cunha, Rio Grande do Sul”, foi um festival de músicas autorais e inéditas que ocorreu entre 1975 e 1993, circunscrito em uma época de festivais regionais e nacionais. Para além da relevância municipal, o evento impacta a história cultural e artística do Estado, consolidando-se como o maior festival com categoria livre do RS e o segundo maior no contexto regional, atrás das famosas Califórnias da Canção Nativa, de Uruguaiana.

Registro de depoimento de Carlos Raimundo Paviani (Foto: Taísa Verdi/Divulgação)

O vídeo historiográfico reúne 11 entrevistas, realizadas de agosto a outubro de 2019, em um documentário de 45 minutos que poderá ser acompanhado em três episódios de 15 minutos, com os temas: a) o início das Vindimas da Canção Popular de Flores da Cunha, a cena cultural da cidade e o funcionamento do festival; b) o cenário político da época, a participação do Clube dos Compositores de Porto Alegre e a atuação da censura no festival; e c) Flores da Cunha durante os dias de realização dos festivais das Vindimas da Canção Popular, a participação de intérpretes e compositores; além dos legados e lembranças dos festivais.

As pesquisas para o documentário foram realizadas no Arquivo Municipal Pedro Rossi de Flores da Cunha (MAHPR) e nos acervos dos jornais “O Vindimeiro” (Flores da Cunha), “O Florense” (Flores da Cunha) e “Pioneiro” (Caxias do Sul).

Equipe de produção composta por Leandro Foscarini, Ricardo Mabília e Taísa Verdi (Foto: Taísa Verdi/Divulgação)

As entrevistas captaram depoimentos de Alberto Walter de Oliveira, Assis Ferreira Borges, Carlos Raimundo Paviani, Fátima Ortiz, Gissely Lovatto Vailatti, Ivo Gasparin, Ivone Maria Bolzan, Mirtes Facchin, Raquel Muraro Gaio, Renato Henrichs, Roque Alberto Zim.