Caxias do Sul 30/07/2021

Depois de 12 anos, Marcopolo lança sua nova geração de ônibus rodoviários

Fabricante apresentou na noite desta terça-feira a Geração 8, um dos lançamentos mais aguardados do setor
Produzido por redação, 20/07/2021 às 21:30:02
Depois de 12 anos, Marcopolo lança sua nova geração de ônibus rodoviários
Foto: Divulgação Marcopolo

Com grande expectativa no mercado, a caxiense Marcopolo lançou de forma online, na noite desta terça-feira (20), a nova geração de ônibus rodoviários. Foi considerado o lançamento mais aguardado pelos mercados de ônibus rodoviários nacional e internacional.

Após 12 anos da estreia da Geração 7, em 2009, a nova linha, batizada de Geração 8, representa um avanço em inovação para a marca, com padrões únicos de segurança, conforto, conectividade, dirigibilidade e ergonomia, para passageiros e motoristas.

Dessa forma, a Marcopolo se consolida como líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil, com 51,6% de mercado. Composta pelos tradicionais modelos das linhas Viaggio e Paradiso, em suas diferentes versões, a Geração 8 foi desenvolvida para os modelos de chassis das principais montadoras e, a partir de agosto, sairá da linha de montagem da unidade Ana Rech, em Caxias do Sul.

“A Marcopolo busca sempre criar soluções de transporte inovadoras e realmente de valor para clientes, passageiros, colaboradores e parceiros de negócio. A Geração 8 é a representação deste propósito. Um conceito concebido para tornar os ônibus mais seguros, confortáveis, eficientes e rentáveis. O nosso objetivo foi conceber um veículo capaz de transformar a experiência de viagem”, destaca James Bellini, CEO da Marcopolo.

DNA de design Marcopolo

A Geração 8 se destaca pelo visual marcante, seguindo o DNA de design Marcopolo, prezando pela fluidez das linhas, design limpo e moderno para transmitir sensação de velocidade e leveza.

Todos os detalhes do veículo foram pensados cuidadosamente, a partir de um trabalho integrado realizado entre as áreas de Design, Engenharia e de Operações Industriais da Marcopolo.

“Procuramos aproximar o ônibus o máximo possível do conceito automotivo na padronização dos processos de fabricação e montagem. O resultado é um ônibus focado em qualidade e rentabilidade para o operador, conforto e conectividade para passageiros, assim como na facilidade de manutenção e reparação”, enfatiza Luciano Resner, diretor de Operações Industriais da Marcopolo.

A atual linha de rodoviários, a New G7, continuará em produção e vendas, recebendo atualizações e inovações.

“Com forte trabalho de otimização dos processos industriais, será possível manter a produção das duas linhas simultaneamente. Assim, estaremos prontos para elevar a participação da Marcopolo nos mercados onde já estamos presentes, além de gerar oportunidades em novos mercados”, pontua.

100 engenheiros envolvidos

O trabalho conjunto para o desenvolvimento da Geração 8 resultou na criação de uma família de veículos que apresenta uma melhoria de 11% no coeficiente aerodinâmico. A iniciativa é um grande atrativo para as empresas de transportes, pois permite redução de custos operacionais, resultando em economia de combustível e consequente redução da emissão de gases de efeito estufa.

Outra preocupação da Marcopolo é o conforto do passageiro. Nesse sentido, para tornar ainda melhor a experiência ao embarcar nos modelos da Geração 8, a companhia investiu em pesquisa e desenvolvimento para conceber todo o ambiente interno. Cerca de 100 engenheiros da empresa fizeram viagens de ônibus em todas as regiões do país. No total, foram mais de 44 mil quilômetros rodados para entender as diferentes necessidades e preferências dos clientes. Esse trabalho proporcionou um olhar atento às questões como a largura e o espaçamento entre as poltronas, circulação dentro do veículo, tempo de permanência a bordo e utilização de equipamentos eletrônicos.

A partir dessa percepção, foram concretizadas mudanças como a criação de escada de acesso com degraus amplos, iluminação indireta em LED e um novo desenho do sistema de abertura da porta, mais eficiente e robusto.

Para ampliar o espaço interior e melhor acomodar passageiros e bagagens, a Marcopolo trabalhou em diferentes frentes. As poltronas ganharam uma nova estrutura e desenho ergonômico, otimizando o espaço para as pernas. Também foi adotada uma nova forma de distribuição das composições das espumas do assento e do encosto, com a proposta de garantir ainda mais conforto e acolhimento. Outro ponto pensado foi o sistema de reclinação, que conta com acionamento mais fácil e suave, permitindo inúmeras posições de acordo com o biotipo do usuário.

Sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade também esteve presente em diversas etapas do processo de criação da Geração 8. Uma das prioridades da companhia foi a redução da utilização da fibra de vidro em 80%, substituindo-a por matérias-primas de polímeros especiais aplicados na fabricação de para-choques, grade dianteira e tampa traseira, entre outros componentes, resultando em peças mais leves e resistentes. As peças oferecem maior flexibilidade e absorção de impactos, podendo ser reparadas ou recicladas com facilidade.

Para levar o nível de padronização e qualidade da indústria automobilística para a fabricação de ônibus, a Marcopolo otimizou os processos produtivos da unidade de Ana Rech, onde são fabricados os novos veículos, e priorizou ações sustentáveis, como o uso de máquinas de solda com inversora e a utilização de gás com menor impacto ao operador e meio ambiente, o que proporciona uma redução no consumo de energia.

Entre os diferenciais:

yes São mais de 140 atributos novos que revertem em impactos positivos para motoristas, passageiros e operadores

yesDesign inédito com coeficiente aerodinâmico de apenas 0,379

yes Eficiência dos faróis 3,5 vezes maior em relação a modelos atualmente no mercado

yes Estrutura de proteção da cabine amplia segurança passiva para o motorista

yes Foco na operação para clientes alcançarem resultados ainda melhores nos negócios