Caxias do Sul 29/04/2024

Das nove funcionárias de pastelaria caxiense, sete são venezuelanas

Empreendimento no bairro São José comemora 20 anos com a produção de até 5 mil pastéis por dia
Produzido por Silvana Toazza, 01/09/2023 às 12:39:42
Das nove funcionárias de pastelaria caxiense, sete são venezuelanas
Elas ajudaram a construir a trajetória de 20 anos da Delvi´s
Foto: Regina Lain

Qual a receita para uma pastelaria caxiense completar 20 anos de tradição no bairro São José? Para a Delvi's, a receita caseira ensinada por uma tia paterna e seguida à risca agradou ao paladar dos clientes, uma tradição que comemora duas décadas com números vitaminados: são até 5 mil pastéis produzidos por dia, cerca de 100 mil unidades vendidas por mês e quase uma tonelada de farinha de trigo utilizada mensalmente. São 11 opções de sabores, sendo oito salgados e três doces, e o campeão de vendas é o de guisado – o que exige mais de meia tonelada de carne moída por mês.

"Todos os recheios são produzidos e elaborados diariamente no local, o pastel é feito na hora e, durante todo o expediente, fritadeira e demais máquinas não param. O resultado é um pastel sequinho e crocante", explica o proprietário Glademir Ângelo Moschen Lazzarotto.

O nome Delvi's Pastelaria remete ao apelido do pai, Adelvino, que faleceu poucos meses antes da abertura da pastelaria. Foi uma forma de homenageá-lo.

Sotaque estrangeiro

No início, o proprietário é que fazia a massa dos pastéis e contava com dois funcionários. Hoje, na linha de frente da produção e da venda de pastéis na Delvi's figuram nove funcionárias e, dessas, sete são mulheres venezuelanas que vieram morar e trabalhar no Brasil, e uma paranaense. A cozinha é 100% venezuelana.

Marlyn Penaloza começou na pastelaria por indicação de um vizinho do estabelecimento, quatro dias depois de chegar a Caxias do Sul vinda da Venezuela. São quase três anos, que serão completados em outubro. Inicialmente, trabalhava na cozinha no preparo dos pastéis e agora faz os atendimentos. A colega Emily Herrera também vai festejar três anos de trabalho na pastelaria em dezembro e há cerca de um ano foi promovida a gerente do estabelecimento.

Mudança de rota deu certo

O proprietário e fundador Glademir Ângelo Moschen Lazzarotto, que tem ao lado a esposa e sócia, a advogada Silvana Dall´Agnol Lazzarotto, saiu do interior para morar em Caxias do Sul aos 12 anos de idade e se formou engenheiro agrônomo. Dedicou-se ao desenvolvimento do cultivo de plantas no sistema de hidroponia (sem solo), foi gerente em empresa de vitivinicultura, vendedor e gerente em comércio agropecuário, mas a vocação empreendedora sempre falou mais alto.

Concluiu, então, que precisava ter o próprio negócio, mas não sabia o quê. Pensou em abrir uma pastelaria. Não havia tantos recursos para investir e restava outro problema: a inexperiência no ramo. Lembrou da tia, que trabalhou em pastelaria durante mais de 50 anos, e ela o auxiliou. Começava a nascer a Delvi's Pastelaria.

Além do tradicional pastel de guisado, compõem o cardápio guisado com azeitona, presunto com queijo, calabresa, palmito, palmito com queijo, queijo, frango; e os doces, chocolate, goiabada com queijo e banana com canela, todos nos tamanhos pequeno e médio, que podem ser consumidos no local. Os insumos usados são de fornecedores da região e o pastel quentinho pode ser harmonizado com café coado em saco de algodão.

Outra opção é fazer os pedidos para eventos empresariais e solicitar por telefone a entrega. "Muitas vezes depois de fazer seu lanche, o cliente leva pastéis para os amigos, colegas de trabalho ou leva pra sua família consumir em casa", conta Glademir.

Pedidos podem ser feitos pelo telefone (54) 3027.2800 ou (54) 9 8414.2482 ou diretamente na pastelaria, que funciona na Rua Frei Pacífico, 296, no bairro São José, de segunda a sábado, das 7h às 20h.