Caxias do Sul 25/04/2024

Companhia caxiense comemora 40 anos expandindo complexo fabril

Ampliação coroa um momento de ouro da indústria e chega um mês após o início das operações da nova unidade nos Estados Unidos
Produzido por Silvana Toazza, 18/09/2020 às 12:37:57
Companhia caxiense comemora 40 anos expandindo complexo fabril
Foto: Willian Segnor

Como comemorar os 40 anos de história? A Sumig – Soluções para Solda e Corte encontrou na expansão uma forma de celebrar as quatro décadas de trajetória da empresa criada na garagem dos fundos da casa de seu idealizador, Gemir Susin.

Nesta sexta-feira, 18 de setembro, a companhia faz aniversário e, confirmando sua força no mercado, conclui o projeto de ampliação da sede, no bairro Pioneiro, iniciado em janeiro e que prosseguiu mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia.

Com isso, o complexo fabril ganha reforço com uma área dedicada à montagem de tochas especiais com 230 m². Para 2021, a organização projeta a contratação de novos colaboradores para integrar o recém-inaugurado setor de montagem de tochas especiais. A ampliação coroa um momento de ouro da companhia e chega um mês após a nova unidade da Sumig nos Estados Unidos ter iniciado suas operações, na região de Dallas, Texas.

Gemir Susin, diretor-presidente da Sumig, nem suspeitava que o pequeno negócio nascido no terreno da moradia se consolidaria como líder sul-americano no desenvolvimento de tecnologias para soldagem manual e robotizada.

“Hoje, quando penso e olho para trás, a sensação é de realização, especialmente por ter trabalhado todos esses anos com o que gosto. É desafiador, mas muito estimulante e prazeroso, ver a satisfação de cada cliente dizendo que deu certo, que resolveu o problema… Me sinto realizado, também, por ter contribuído empregando pessoas, que tiraram seu sustento e de suas famílias no trabalho desenvolvido aqui”, destaca o diretor-presidente da Sumig, Gemir Susin.

Os 40 anos de história da empresa são celebrados com o lançamento de um e-book relembrando sua trajetória, criação de um busto do Homem de Ferro – realizado pelo parceiro, Alexandre Bigunas, em homenagem à data, em seu canal no YouTube – que será exposto em eventos, além do lançamento de um selo comemorativo.

Inicialmente focada na fabricação de peças de reposição para tochas de solda já existentes no mercado, a Sumig agora oferta soluções integradas para seus clientes, por meio do programa Sumig 360. Com olhar no presente e no futuro, introduziu em sua cultura empresarial o conceito da Indústria 4.0.

“A inovação constante, que já está em nosso DNA, é um importante ingrediente para permanecer líder de mercado. Através de muito trabalho, procuramos sempre trazer o que existe de melhor em soluções para solda e corte. Saber que a empresa está presente em muitos países, sempre reconhecida pela qualidade de seus produtos, indica que estamos no caminho certo e isso aumenta muito a responsabilidade para o futuro”, afirma o diretor-presidente.

Atualmente, a direção executiva da Sumig está a cargo da segunda geração e os três filhos de Susin – Wagner, atual diretor da Sumig Soluções; Wilian, CEO da organização em solo norte-americano; e Diego, gerente de marketing – dividem a condução da empresa.

Para conhecer:

Fundada em 1980, com sede em Caxias do Sul e filiais em São Paulo, Orlando e Dallas (EUA), a Sumig é líder sul-americana no desenvolvimento de tecnologias para soldagem manual e robotizada. Tem representantes nas Américas Latina e do Norte, Ásia, África e Oceania. A sede da Sumig conta com 12 mil m² de área e está localizada na Avenida Ângelo Corsetti, 1281, bairro Pioneiro, em Caxias do Sul.

Entre seus principais produtos estão máquinas e tochas para soldagem manual, células para soldagem robotizada, equipamentos para corte plasma manual e mecanizado CNC, equipamentos para extração de fumos da soldagem, além de uma linha completa de consumíveis e acessórios.