Caxias do Sul 29/04/2024

Como uma empresa de Flores da Cunha chega ao pódio em exportações

Companhia abriu as fronteiras diante do mercado interno apático e conquista pelo quinto ano consecutivo o Destaque Setorial - Indústria no RS
Produzido por Silvana Toazza, 11/08/2023 às 09:30:17
Como uma empresa de Flores da Cunha chega ao pódio em exportações
Sede, localizada em Flores da Cunha, tem área construída de 7.500m²
Foto: Divulgação

As vendas externas foram deflagradas como uma das alternativas à manutenção dos negócios, que estavam enfraquecidos diante da crise doméstica, em 2015. As primeiras negociações mostraram-se viáveis e descortinaram um mercado potencial, levando a empresa a investir fortemente nos projetos internacionais. Aquilo que era um sonho tornou-se real, e vira inspiração a outras companhias.

Dessa forma, a Forbal Automotive, de Flores da Cunha, não apenas abriu as fronteiras a seus contratos, mas conquista pelo quinto ano consecutivo o Prêmio Exportação RS, na categoria Destaque Setorial - Indústria. Será uma das nove que receberão a Distinção Ouro, em solenidade de entrega dos troféus na noite 17 de agosto, na Casa NTX, em Porto Alegre.

As exportações já representam 10% do faturamento global da empresa, que almeja dobrar essa participação nos próximos anos, tendo a África do Sul no radar.

“Desde então, temos um robusto planejamento estratégico, com ênfase no marketing, desenvolvimento de novos produtos, mercados e segmentos, presença contínua em feiras e equipe especializada para identificação de demandas e oportunidades, além de apoio a clientes-chave em cada mercado”, compartilha Giuliano Santos, CEO da companhia.

Principais destinos

Os negócios estão concentrados nas Américas do Sul, Central e do Norte. Em 2022, a Forbal Automotive obteve incremento de 18,5% na receita externa sobre o exercício anterior. Pela ordem, os principais destinos foram Chile, México, Bolívia, Peru e Estados Unidos. Outros mercados representativos são Uruguai, Argentina, Paraguai e China.

Fundada em 2004, a Forbal Automotive produz peças e componentes para a indústria de implementos rodoviários, agrícolas, automotivos e máquinas em geral, além de desenvolver itens personalizados . A sede, localizada em Flores da Cunha, tem área construída de 7.500m² e emprega 150 pessoas.