Caxias do Sul 03/05/2024

Como a Randon tornou-se case nacional em exportações

Empresa caxiense sobe ao palco de premiação pela 10ª vez e consolida-se como a maior fabricante de semirreboques da América Latina
Produzido por Silvana Toazza, 21/08/2023 às 09:45:55
Como a Randon tornou-se case nacional em exportações
Daniel Randon, presidente da Randoncorp (penúltimo entre os executivos na foto), foi agraciado com o mérito Personalidade Competitividade Internacional 2023
Foto: Marcos Nagelstein, Agência Preview

Ela é caxiense e é uma das protagonistas do movimento que transforma a Serra Gaúcha no segundo maior polo metalmecânico do Brasil, só atrás do ABC Paulista.

Porém, a atuação da Randon, empresa que integra o conglomerado Randoncorp, vai muito além das fronteiras nacionais, destacando-se com ênfase nas EXPORTAÇÕES. Pudera: a maior fabricante de semirreboques da América Latina foi uma das estrelas na 51ª edição do Prêmio Exportação RS por sua atuação impecável no mercado internacional. A premiação também concedeu homenagem ao presidente da Randoncorp, Daniel Randon, filho de um dos fundadores do grupo, o saudoso Raul Randon (in memoriam). A cerimônia de premiação ocorreu na última quinta-feira, 17 de agosto, na Casa NTX, em Porto Alegre.

A Randon sublinha sua trajetória mundo afora subindo ao palco do prêmio na categoria Destaque Branding Internacional, deferência conquistada pelo crescimento recorde de receita no mercado externo em 2022 e pela liderança no market share (cota de mercado) das exportações, com 62% do total.

No ano passado, a Randon comercializou cerca de 6 mil unidades para o mercado internacional, acelerada próxima a 40% em relação a 2021. O aumento é justificado, em especial, pela entrada da companhia nos Estados Unidos, tanto pela venda de semirreboques quanto pela aquisição da fabricante norte-americana Hercules Chassis.

Outro fator que sustenta a posição privilegiada da Randon no cenário internacional é o volume de vendas para países da América do Sul, tendo como pano de fundo o bom momento do agronegócio, repercutindo em avanço de 64,7% nas receitas. Essa é a 10ª vez que a companhia recebe o Prêmio Exportação.

Personalidade Competitividade Internacional

Durante o 51º Prêmio Exportação, o presidente da Randoncorp, Daniel Randon, foi agraciado com o mérito Personalidade Competitividade Internacional 2023. A categoria reconhece, anualmente, a liderança empresarial ou profissional que tenha empreendido ações de incentivo à inserção de produtos brasileiros no mercado global.

Presidente da companhia desde 2019 e na empresa há mais de 20 anos, Daniel Randon fortaleceu iniciativas relacionadas à Governança, Inovação e Meio Ambiente, e intensificou os movimentos de inovação por meio de projetos e investimentos que abrangem desde a transformação cultural até processos industriais das unidades do Brasil e do exterior.

"Mais do que uma honra pessoal, é um reconhecimento de nossos esforços na pauta da internacionalização. O avanço global da Randoncorp, apoiado na diversificação de mercado e na inovação com sustentabilidade, é uma das nossas prioridades para os próximos anos", frisou Daniel Randon.