Caxias do Sul 25/04/2024

Comida típica, vinho, show e baile embalam 2ª Noite Italiana de Nova Bassano

Cerca de 500 pessoas participaram do evento organizado pela Avenoba, que harmonizou gastronomia e cultura
Produzido por Silvana Toazza e Carla Todeschini Sasso, 19/05/2022 às 13:09:22
Comida típica, vinho, show e baile embalam 2ª Noite Italiana de Nova Bassano
Grupo Girotondo abriu o show-baile com a presença dos sócios da Avenoba
Foto: Vane Perosso

A mesa farta e recheada da gastronomia típica italiana dava indícios de que a noite prometia muita alegria e diversão. Quatro pipas de madeira com quatro variedades de vinhos (duas tintas e duas brancas) indicavam uma harmonização perfeita entre comer e beber. Para arrematar uma noite icônica, em tom de reencontro, entrava em cena o grupo musical Girotondo, unindo músicas com letras em talian, além de melodias gauchescas e de canções populares brasileiras. Danças, trenzinhos e coreografias da "Bela Polenta" e "Mérica, Mérica" não deixavam a maioria sentar.

Gastronomia típica ganhou destaque no evento (foto: Vane Perosso)

Assim foi a 2ª Noite Italiana, promovida no último sábado (14 de maio) pela Associação Vêneta de Nova Bassano (Avenoba), que marcou a abertura da semana do município de cerca de 9 mil habitantes encravado na Serra Gaúcha. Sobrou descontração. O Salão Paroquial ficou animado e colorido com uma decoração que priorizava as cores da Itália, em vermelho, verde e branco e com elementos dos nossos antepassados. Cerca de 500 pessoas participaram do jantar com cara de festival, que reuniu visitantes de várias partes do Estado e até de fora dele, como do Paraná.

"Mi son Talian" foi a temática central do evento, com vistas a divulgar, valorizar e perpetuar a cultura do italiano e do talian. O primeiro jantar italiano ocorreu em 2018, dentro da programação do município, que tanto preserva esses valores trazidos dos imigrantes italianos. A segunda edição precisou ser prorrogada por conta da pandemia.

Cerca de 500 pessoas participaram do evento (foto: Vox FM)

O jantar contou com presenças ilustres de representantes de várias entidades e lideranças, como o Padre Armelindo Costa, que abençoou o evento pedindo em italiano a proteção divina; do prefeito Ivaldo Dalla Costa, que pronunciou-se sobre a abertura da semana do município; do advogado e escritor Luis Molossi, que deixou sua mensagem como vice-presidente da Consulta dos Vênetos no Mundo; de Isabel Cristina Falcon Quirino, que falou como presidente do Comitato Vêneto do Estado do Rio Grande do Sul (Comvers); e do presidente da Avenoba, Juari João Zanon, que recepcionou e agradeceu de forma oficial a presença de todos.

Coreografias e músicas em talian alegraram o público (foto: Vox FM)

Na recepção calorosa e alegre aos presentes, foi percebido o brilho nos olhos de todos os que chegavam, motivados pela necessidade do reencontro após um tempo de pandemia. O cardápio tipicamente italiano ganhou tempero extra com polenta, queijo, salame, carnes de frango e suína, massa, molhos, radicci coti, ao melhor sabor e estilo italianos, regados à vontade com quatro tipos de vinho, sobremesa, café, pão caseiro, cuca e bolachas, uma "Cucagna" de fato. O baile tipicamente italiano iniciou pelo "Filó"- apresentação do "Mi Son Talian" e da tradicional coreografia de "La Bela Polenta", lindas músicas italianas e de outros ritmos, ao embalo do Grupo Girotondo, de Caxias do Sul, que animou a todos.

Ao ritmo do grupo Girotondo, pista de dança atraía para a diversão (foto: Carla Todeschini Sasso)

A decoração enfatizou-se com a predominância das cores da bandeira da Itália, assim como os crochês e flores da estação, os espaços para fotografias, as imagens dos pontos turísticos do município que fizeram alusão ao aniversário, a presença das famílias, de entidades e grupos tornaram o ambiente belo por completo.

Alguns depoimentos destacaram o sucesso do evento, pela alegria e diversão do início ao fim, demonstrando gratidão e elogios a todos os trabalhadores e organizadores, de levar adiante as raízes, dedicar honras aos que já se foram e deixar referências aos que virão, sendo mais uma importante página de preservação da história e da memória.

Vinho à vontade foi servido direto das pipas (foto: Marli Fiorentin)

Em todos os sentidos e em todos os fatos, buscou-se valorizar a força e a coragem da tradição italiana. Destacou-se a participação dos associados da Avenoba e de outras pessoas, que, por sua dedicação e empenho, idealizaram e trabalharam para transformar uma vontade em realidade, e assim crescer e evoluir, e consolidar a noite italiana como um evento do município, numa combinação que fortalece a associação e a administração pública pelo melhor de toda a comunidade.