Caxias do Sul 29/04/2024

Centenário de Honeyde Bertussi recebe homenagem dia 15

Em evento solene e musical, prefeito de Caxias do Sul assina decreto celebrando o grande artista serrano
Produzido por redação, 10/02/2023 às 10:21:10
Centenário de Honeyde Bertussi recebe homenagem dia 15
O "Cancioneiro das Coxilhas" é lembrado no ano do centenário de seu nascimento
Foto: DIVULGAÇÃO

A memória e a obra de um dos maiores ícones da cultura musical popular rio-grandense, nascido no interior da Serra Gaúcha, serão devidamente lembradas com as comemorações alusivas ao centenário de seu nascimento.

O músico e gaiteiro Honeyde Bertussi será a tônica da cerimônia oficial prevista para o dia 15 de fevereiro (quarta-feira), às 17h, com a cerimônia de lançamento do Decreto Ano do Centenário Honeyde Bertussi, pelo prefeito Adiló Didomenico, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312 – Panazzolo), para autoridades, familiares, convidados e população em geral. Após a cerimônia, os convidados serão brindados com a melhor música de Bertussi, executada por artistas convidados junto ao palco do Zarabatana Café, no próprio Centro de Cultura.

Honeyde Bertussi nasceu em 20 de fevereiro de 1923, no Rincão da Mulada, interior do Distrito de Criúva, então pertencente a São Francisco de Paula, hoje Distrito de Caxias do Sul. Filho de Fioravante e Juvelina Bertussi, tendo como irmãos Valmor, Wilson e Adelar, faleceu em 4 de janeiro de 1996, aos 72 anos, tendo iniciado sua carreira musical em 1942, quando adquiriu sua primeira gaita Todeschini. Em novembro do mesmo ano, compôs sua primeira obra musical, o samba campeiro (ritmo com denominação por ele criado) "Cancioneiro das Coxilhas", uma marca ' Bertussi" que continua fazendo parte do repertório de todos os acordeonistas do Sul e outras regiões do Brasil.

Junto com o irmão Adelar (1933 - 2017), formou uma das duplas de cantores/gaiteiros mais queridas do estado e do país, gravando vários discos e protagonizando milhares de apresentações musicais, os “Irmãos Bertussi”. Em 1954, depois de muitos esforços, conseguem gravar seu primeiro disco Long Play no Rio de Janeiro pela gravadora Copacabana, constituindo-se no segundo LP gravado no Brasil de músicas regionais gaúchas, apenas antecedido pelo trabalho do Grupo Vocal Farroupilha, em 1953.

Honeyde e Adelar atuaram juntos até o ano de 1966. Apresentaram-se pela última vez profissionalmente, como dupla de acordeonistas, na noite de 21 de março daquele ano, no show de encerramento da Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul. Naquela fase da carreira, gravaram um total de oito LPs. Os dois irmãos prosseguiram suas carreiras artísticas dali em diante, fazendo parcerias com outros profissionais. Honeyde, inicialmente, fez dupla com seu filho Daltro, quando gravou três LPs. Depois, seguiu com Acioly Machado, Paulo Siqueira e Oscar dos Reys com quem gravou mais cinco LPs.

Honeyde Bertussi, "O Cancioneiro das Coxilhas", faleceu em 4 de janeiro de 1996. Seus restos mortais estão depositados no "Memorial Irmãos Bertussi", em São Jorge da Mulada, Criúva, sua terra natal, um monumento que eterniza em pedra, concreto e bronze o legado musical de uma história escrita com determinação, perseverança, ética e talento.

Escute o clássico "O Cancioneiro das Coxilhas" AQUI

Escute o sucesso "Oh de Casa" AQUI