Caxias do Sul 27/04/2024

Caxias do Sul ganha 1º restaurante de culinária senegalesa

Espaço funciona de segunda a sábado, para café da manhã, almoço e jantar, e gerou quatro empregos diretos
Produzido por Silvana Toazza, 02/10/2023 às 09:13:15
Caxias do Sul ganha 1º restaurante de culinária senegalesa
Cheikh Mbacke Gueye (Cher) comanda empreendimento
Foto: Franciele Oliveira

Caxias do Sul da polenta, do galeto, da pizza, do churrasco, do xis, do sushi... A lista de pratos é infindável e junta-se a ela mais um tempero que confere diversidade (e riqueza) à gastronomia local.

A cidade acaba de hospedar o primeiro restaurante de culinária senegalesa da região. O Teranga Culinária Senegalesa abriu as portas na área central, na Rua Marquês do Herval, 966, e está funcionando em modelo soft opening (experimental). Será inaugurado oficialmente no dia 7 de outubro (próximo sábado), às 19 horas. O empreendimento funciona de segunda a sábado, para café da manhã, almoço e jantar, e gerou quatro empregos diretos. Os pratos são produzidos por uma cozinheira também imigrante do Senegal.

Pratos da culinária típica do Senegal ganham espaço em Caxias (foto: Franciele Oliveira)

No cardápio figuram pratos como o thieboudienne (arroz cozido com molho de tomate, legumes, peixe e especiarias), o mafé (ensopado de carne ou frango com legumes e amendoim) e o yassa djenn (peixe marinado com limão e cebola, servido com arroz ou cuscuz).

O restaurante é o segundo empreendimento do imigrante senegalês, naturalizado brasileiro, Cheikh Mbacke Gueye (Cher) em Caxias do Sul. No Brasil há 13 anos, ele iniciou empreendendo na cidade com uma loja de serviços gráficos, que mantém próximo ao novo negócio.

"Eu sempre pensei em ser uma referência para todos os senegaleses e os imigrantes de outros países. Eu comecei com a gráfica abrindo caminhos para que os senegaleses não tivessem medo de abrir o seu próprio negócio. Sempre fui um divulgador da cultura do meu país e, agora com o restaurante, quero mostrar isso por meio da comida", aponta.

Restaurante situa-se na Rua Marquês do Herval, 966 (foto: Franciele Oliveira)

Cher conta que os pratos do restaurante agradam a todos os paladares. E quanto à comida senegalesa ser conhecida como apimentada, adianta que não há problema, pois o ingrediente está sendo utilizado com parcimônia.

O nome do restaurante é sugestivo: Teranga (na tradução do idioma senegalês wolof) significa a arte da boa convivência e da hospitalidade, representada também pela alegria em dividir o alimento. Na composição da logomarca consta um baobá, árvore símbolo da cultura africana.

Fique atento:

yes O quê? Estreia do restaurante Teranga Culinária Senegalesa.

yes Quando? Inauguração em 7 de outubro, às 19 horas (já consta em funcionamento em modo soft opening).

yes Local? Rua Marquês do Herval, 966, Centro – Caxias do Sul.