Caxias do Sul 02/05/2024

"As melhores oportunidades tendem a aparecer nos momentos mais difíceis"

Executivo de fabricante caxiense de utilidades domésticas aborda a expansão do grupo, com nova unidade fabril no Espírito Santo, e estratégias para vender em todos os continentes
Produzido por Silvana Toazza, 20/08/2022 às 10:06:50
Marcio Rossi é o diretor comercial da caxiense Brinox
Foto: Arquivo pessoal

POR SILVANA TOAZZA

Natural de Carlos Barbosa, Marcio Rossi, 49 anos, é o diretor comercial da indústria caxiense Brinox desde janeiro de 2018. A fabricante é conhecida por estratégias arrojadas de divulgação, como a nova linha de produtos MasterChef, inspirada no reality show gastronômico. A coleção traz panelas, frigideiras, pipoqueira, grill e faqueiro produzidos em inox e em alumínio com revestimento antiaderente pro-flon.

Com matriz em Caxias do Sul, a empresa tem outra unidade fabril em Linhares (ES) e escritórios comerciais em São Paulo, com showroom, e na China. O Grupo Brinox há mais de uma década é comandado pela investidora mundial Southern Cross Group, e conta em seu portfólio com utilidades domésticas de três marcas: Brinox, Coza e Haus Concept, com 6 mil itens em linha, com presença mundial.

A seguir, confira entrevista exclusiva conferida por Marcio Rossi, formado em Administração de Empresas e que reside hoje em São Paulo, à seção "Conversa Afiada" do portal de notícias:

Como a Brinox enxerga o cenário atual pós-pandemia?
Ainda vai levar algum tempo para os setores "se acomodarem", pois a pandemia causou um desequilíbrio mundial de produtos e serviços. Agora é um momento em que o setor de serviços está mais aquecido. As pessoas querem viajar, querem sair, comprar roupas, algo que durante um longo período todos deixamos de fazer. É natural.

Ao longo da pandemia, o fato de as pessoas ficarem mais em casa impactou o setor?
Sim, com toda certeza! Eu costumo dizer que tivemos "um vento de cauda", nós do Grupo Brinox e quase todas as empresas que trabalham com artigos para casa. Isso aconteceu para a indústria, para o varejo físico tradicional, mas em especial para o varejo digital, o e-commerce. A explosão desse canal de vendas possibilitou que muitas empresas tivessem de acelerar seus projetos de venda online. Quem já estava estruturado saiu na frente.

Quais negócios do grupo estão se sobressaindo hoje?
O Grupo Brinox é "inquieto", busca sempre crescer em todas as suas marcas, somos um conglomerado multimarcas de utilidades. Posso dizer que se destacaram mais nos últimos anos as linhas de panelas Brinox, mas também temos crescimento na marca Coza e um crescimento expressivo da marca Haus Concept. Recentemente lançamos uma nova marca chamada "RASCO", trazendo produtos diferenciados para o segmento de churrasco.

Quais os principais mercados nacionais?
Somos um país gigantesco, continental, com oportunidades e grandes redes de varejo em cada canto deste país, mas temos uma concentração de população e da economia na região sudeste e é natural que o maior volume de negócios se concentre no Sudeste.

A empresa vem investindo nas exportações? Quais os principais destinos?
Sim, o Grupo Brinox cresce a sua participação no mercado externo a cada ano e muitos dos investimentos feitos nos últimos anos para aumentar a capacidade de produção foram também pensados para incrementar a capacidade de exportar. Nossos principais parceiros estão na América do Sul, mas temos negócios em todos os continentes.

Fale das estratégias da empresa com a linha MasterChef Brasil?
O "namoro" do Grupo Brinox com a Endemol Shine Brasil, detentora da marca MasterChef, iniciou há um bom tempo. Evoluímos nas conversas até encontrar o momento que entendemos ser o ideal para firmar a parceira e isso aconteceu em 2022. Hoje somos reconhecidos como especialistas em panelas e, como tal, decidimos nos aproximar do público que se identifica com o programa MasterChef. Toda a linha foi inspirada nas situações do dia a dia para quem busca uma experiência de gastronomia em casa, tendo a família e amigos como "jurados". A coleção contempla peças para confeitaria e receitas típicas, como a Wok e Paellera, entre outras. Também a linha MasterChef nos permitiu eleger uma embaixadora da marca, a Haila Santuá, que hoje também atua como importante influenciadora da gastronomia nacional. Cozinheira posicionada entre as cinco melhores da 6ª edição do MasterChef, em 2019, Haila foi convidada pela Brinox a divulgar ainda mais os atributos da nova coleção junto aos seus milhares de seguidores.

Qual o volume de produção da Brinox?
Temos um portfólio com mais de seis mil produtos disponíveis para os nossos clientes e consumidores e adaptamos a capacidade produtiva conforme a demanda. Temos duas plantas industriais e logísticas, uma em Caxias do Sul (RS) e outra em Linhares (ES), bem como fornecedores estratégicos no Brasil e exterior que nos permitem alcançar produtos para as mais variadas demandas.

2022 será de crescimento? Qual o percentual previsto?
Posso dizer que 2022 será um ano de estabilidade, pois tivemos um crescimento muito expressivo nos últimos dois anos, principalmente oriundo de nosso investimento em expansão de capacidade fabril e logística.

Houve ampliação da equipe?
De 2020 para cá duplicamos nossa operação, com a criação de nossa unidade fabril e logística no Espírito Santo. Nosso propósito foi ampliar as linhas de produção para atender ao crescente mercado de utilidades domésticas no país e assim melhorar os serviços para os clientes, uma vez que Linhares conta com uma localização estratégica, mais próxima de grandes mercados consumidores. Ao mesmo tempo, reforçamos a atuação de nossos times na matriz em Caxias do Sul, de onde sai toda a estratégia e planejamento de produtos e lançamentos. Também em 2020, ampliamos nosso escritório comercial e showroom em São Paulo, em que contamos com um espaço completo para atender nossos clientes na Avenida Paulista.

Há projetos de expansão no horizonte?
Como a expansão realizada em 2020, temos espaço e capacidade para novos investimentos que ainda estão em fase de análise e estudo. O Brasil é uma referência em utilidades domésticas para o mundo e isso nos habilita a termos sempre novas iniciativas em andamento.

Como criar uma marca de conceito em meio à concorrência?
A proximidade com nossos clientes e o entendimento das necessidades e desejos do mercado consumidor são nosso grande trunfo para sairmos na frente da concorrência. Nossas marcas são focadas em trazer soluções para um consumidor com apetite por soluções que deixem seu dia a dia mais prático e bonito. Além disso, nossa agilidade em adequar processos e desenvolver produtos é essencial para concretizar a demanda.

Dê um conselho ao empresário ainda inseguro com o contexto econômico.
Todos precisamos de coragem para empreender em um mundo cada vez mais incerto e dinâmico. Meu conselho é estar atento a todas as etapas da experiência do cliente e cercar-se de uma equipe engajada e bem capacitada. As melhores oportunidades tendem a aparecer nos momentos mais difíceis.