Caxias do Sul 25/04/2024

Agricultores com 200 máquinas agrícolas recebem bênçãos de Nossa Senhora de Caravaggio

Hora de pedir e de agradecer: Romaria Votiva foi criada há 122 anos para pedir pela graça da chuva após uma dura estiagem
Produzido por Silvana Toazza, 03/02/2022 às 12:42:37
Agricultores com 200 máquinas agrícolas recebem bênçãos de Nossa Senhora de Caravaggio
Fé mobiliza produtores rurais
Foto: Leandro Avila

De um lado, agradecer pelos frutos colhidos. De outro, solicitar que o clima ajude e que a estiagem não afete tanto a produção. Foi com esse sentimento que os agricultores da região de Farroupilha estacionaram nesta quarta-feira (02/02) cerca de 200 máquinas agrícolas defronte ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.

O objetivo foi participar da 122ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio. Como ocorre anualmente, a festa tem por intuito agradecer pelos frutos colhidos e pedir proteção para o trabalho e, sobretudo, à natureza, o que inclui a tradicional bênção às máquinas agrícolas e aos agricultores.

A programação começou ainda no dia 24 de janeiro com celebrações que envolveram diversas comunidades de Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, Caxias do Sul e Farroupilha. Ao todo, pelo menos cinco mil pessoas participaram da programação ao longo das noites de novena e da celebração na manhã de quarta-feira.

Clima também preocupa produtores em 2022 (foto: Leandro Avila)

A programação iniciou às 8h com missa celebrada pelo padre Gilnei Fronza, reitor do Santuário.

"Precisamos recuperar a harmonia com a Criação, superando a ideia de dominação e exploração. Assim, reconheceremos o dom que exige admiração e cuidado! Se faz urgente uma verdadeira conversão ecológica", explicou o padre.


Na sequência, às 9h30min, foi a vez do Bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon, presidir a celebração, na qual promoveu uma reflexão sobre fé, esperança e persistência, características presentes em boa parte dos agricultores.

O bispo também lembrou dos agricultores idosos e enfermos que não puderem participar da celebração e recordou a razão pela qual a Romaria Votiva foi criada há 122 anos: para pedir pela graça da chuva após uma dura estiagem. Cenário similar ocorre neste ano.

Religiosidade pauta trabalho rural (foto: Leandro Avila)


"Naquele tempo, a fé os motivou e envolveu na romaria da esperança. Os agricultores deixaram suas casas e vieram até os pés da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio implorar a graça da chuva, frente à grande seca pela qual passavam naquele momento", descreveu o bispo. Neste sentido, o bispo ressalta que desde lá os colonos promovem uma caminhada de muita fé e esperança na mãe de Caravaggio.

Após a missa das 9h30min, os motoristas pilotaram as máquinas agrícolas em procissão para receber bênção e agradecer pelo dom da vida. O dia também foi marcado pela exposição de frutas, doações de alimentos e muita devoção.