Caxias do Sul 25/04/2024

Ação inédita no Jardim Botânico marca retomada da Semana do Meio Ambiente em Caxias do Sul

Programação oficial volta a ter eventos presenciais após interrupção de dois anos provocada pela pandemia
Produzido por redação, 31/05/2022 às 09:15:09
Ação inédita no Jardim Botânico marca retomada da Semana do Meio Ambiente em Caxias do Sul
Várias atividades voltadas à comunidade integram o espaço verde ao cenário cultural de Caxias do Sul
Foto: Andréia Copini – Banco de Dado

Um sábado e um domingo (4 e 5 de junho) de programação inédita no Jardim Botânico de Caxias do Sul marcarão a retomada da Semana Municipal do Meio Ambiente (de 1º a 5 de junho), após dois anos de atividades presenciais interrompidas pela pandemia da Covid-19.

Os 30 anos de abertura do espaço são motivo de homenagem na edição 2022 do evento, que integra o calendário oficial do município e reúne forças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).

A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente 2022 será na Biblioteca Parque do Largo da Estação, às 15h, do dia 1º, com a presença do prefeito Adiló Didomenico. Ao longo de toda a semana, uma série de atividades envolvendo oficinas e palestras estará ao alcance de toda a comunidade em diversos dias, horários e locais. A programação completa está disponível no site AQUI.

Entre os destaques das atividades previstas para o Jardim Botânico figuram: trilha ecológica, oficina sobre reaproveitamento integral de alimentos, apresentações artísticas, campanhas de descarte correto de resíduos e de adoção de animais, além de distribuição de mudas.

Uma das grandes atrações promete ser a exposição do Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que mostrará artefatos, plantas, modelos didáticos e fotos, para falar diretamente com a população sobre temas como as relações da natureza e animais peçonhentos, flora da Serra Gaúcha e a relação do ser humano com o meio ambiente.

A realização da Semana Municipal do Meio Ambiente 2022 conta com as parcerias de Ambe Gerenciamento de Resíduos (AMBE), Associação Caxiense de Apicultores (ASCAP), Biosys Gerenciamento de Resíduos, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Casulo Sustentável, Caxias Lixo Zero, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás).