Caxias do Sul 02/05/2024

Dia Internacional do Yoga é celebrado com maratona de eventos

Escolas de Yoga promovem um dia de práticas gratuitas e atrações culturais
Produzido por redação, 14/06/2023 às 08:47:37
Dia Internacional do Yoga é celebrado com maratona de eventos
Nova edição do “Yoga Pela Paz” movimenta o sábado no Centro de Cultura Ordovás
Foto: Cabdice Giazzon

No sábado, 17 de junho, acontece mais uma edição do “Yoga Pela Paz”, projeto organizado a partir da união de escolas de Yoga de Caxias do Sul em comemoração ao Dia Internacional do Yoga, celebrado mundialmente em 21 de junho. O evento será realizado no Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312 – Panazzolo), das 8h às 18h30, com aulas gratuitas de Yoga e atrações culturais.

Ao longo de todo o dia, diversas escolas de Yoga estarão compartilhando com a comunidade essa prática milenar, surgida na Índia há mais de cinco mil anos e popularizada no mundo inteiro por promover bem-estar e saúde física e mental.

As escolas vão ministrar 18 aulas, oferecendo a oportunidade de conhecer e experimentar métodos diferentes, que vão dos mais antigos aos mais modernos. Meditação, técnicas de respiração, SoundHealing, Yoga para crianças e uma palestra sobre Sono e Ayurveda estão incluídas na programação.

A participação é aberta ao público. Não é necessário ser praticante. Solicita-se levar seu próprio tapete/toalha de yoga e uma mantinha para o frio. A entrada é 1 kg de alimento não perecível ou lenços de cabeça em doação à Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Programação Cultural

A música ambiente será protagonizada pelo músico Narada, com influência indiana. Às 12h, a artista Ara Ferreira faz show no palco do Zarabatana Café, apresentando repertório próprio com canções sobre o feminino e a natureza.

Às 13h será exibido o documentário “Recortes Culturais”, de 34 minutos, produzido pela jornalista Bianca Sganderlla, mostrando o registro de cinco coletivos que promovem outros olhares sobre a realidade em Caxias do Sul, entre eles o próprio Yoga Caxias e mais: a Fluência Casa Hip Hop, a Escola Casa Arapoti/Flor de Ipê e a Feira Ecológica.

Às 16h30, o “Yoga pela Paz” encerra com a exibição inédita do documentário “Muco: Contradição na Tradição”, uma produção Brasil, EUA e Índia. O filme apresenta dois irmãos brasileiros que viajam à Índia a fim de entender as implicações que essa prática tem em nossa sociedade. Classificação: 12 anos.

A realização do “Yoga Pela Paz” está a cargo do coletivo Yoga Caxias e conta com o apoio da Prefeitura de Caxias do Sul, Centro de Cultura Ordovás, Rede de Mídias Nosso Bem Estar e Sindiserv.

Dia Internacional do Yoga

É celebrado no mundo todo dia 21 de junho, que no Hemisfério Norte marca o solstício de Verão. A data foi criada pelas Nações Unidas em 2015, reconhecendo o “apelo universal” dessa prática, com o objetivo de que as comemorações ampliem a conscientização das pessoas sobre o benefício do Yoga.

O Yoga é uma ciência milenar surgida na Índia há mais de cinco mil anos que propõe práticas físicas, mentais e espirituais com foco no autoconhecimento e conexão com o divino.