Caxias do Sul 23/04/2024

333 mil caxienses vão às urnas neste domingo

Eleitorado local teve um acréscimo de 3,34% em relação às eleições de 2018
Produzido por redação, 15/11/2020 às 00:30:28
333 mil caxienses vão às urnas neste domingo
Foto: DIVULGAÇÃO

Prefeito e vereadores de Caxias do Sul serão escolhidos por um contingente de 333.696 eleitores aptos a votar neste domingo, 15 de novembro. Caso nenhum candidato a prefeito obtenha a maioria absoluta dos votos válidos (metade mais um), os caxienses voltam às urnas para o segundo turno dia 29 de novembro. O segundo turno é previsto em municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores.

Os 11 candidatos a prefeito e os 488 postulantes ao cargo de vereador (Caxias elege uma Câmara de Vereadores com 23 assentos) disputam os votos de 333.696 eleitores, 3,34% a mais do que as eleições de 2018, quando o contingente era de 322.901 pessoas aptas a votar na cidade.

A expectativa da Justiça Eleitoral é de que os resultados da votação em Caxias do Sul já sejam conhecidos entre 19h e 20h do domingo.

Confira os candidatos a prefeito de Caxias do Sul, seus números e partidos:

Adiló Angelo Didomenico 45 PSDB

Antônio Roque Feldmann 19 PODEMOS

Carlos Antônio Búrigo 15 MDB

Edson Humberto Nespolo 12 PDT

Gilberto José Spier Vargas 13 PT

Julio Cesar Freitas Da Rosa 10 REPUBLICANOS

Marcelo Pinheiro Slaviero 30 NOVO

Nelson D' Arrigo 51 PATRIOTA

Renato de Oliveira Nunes 22 PL

Renato Francisco Toigo 17 PSL

Vinicius de Tomasi Ribeiro 25 DEM

ORIENTAÇÕES DO TSE

Este ano, em função da pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral baixou algumas novas regras para garantir a segurança do pleito. Confira as principais medidas:

Horário ampliado e preferencial

Haverá acréscimo de uma hora no tempo total de votação. As sessões vão funcionar a partir das 7h até as 17h. O horário das 7h às 10h será preferencial para pessoas acima de 60 anos e para quem integra grupos de risco da Covid-19 (pessoas de outras idades também poderão votar nesse período, porém, terão de dar a preferência às que se enquadram naqueles dois grupos).

Febre ou Covid-19 no dia da eleição

Caso o eleitor esteja com febre no dia da votação ou tiver contraído Covid-19 em até 14 dias antes do pleito, deverá ficar em casa. Para isso, deve justificar sua ausência no pleito junto ao Cartório Eleitoral ou pelo site do TSE em até 60 dias após a finalização da votação, apresentando atestado, declaração médica ou teste positivo para o novo coronavírus.

Máscara e distanciamento obrigatórios

O uso de máscara é obrigatório para ingressar na seção eleitoral. A medida também vale para os mesários, que, além das máscaras, utilizarão protetores faciais. Os eleitores também devem manter a distância mínima de um metro dos demais e dos mesários, respeitando as sinalizações que serão colocadas no chão e paredes. Não serão permitidos acompanhantes no local de votação. Não será permitido comer, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara. É recomendável o eleitor levar sua própria caneta para assinar seu nome no caderno de votação, evitando o compartilhamento do objeto. Porém, as seções disponibilizarão canetas higienizadas para quem não as levar. Este ano, em função da pandemia, não haverá a identificação biométrica dos eleitores.

Documentação

O eleitor deverá levar seu e-Título no celular ou mostrar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou passaporte. Não há a necessidade de apresentar o título eleitoral, porém é nesse documento que constam informações como a zona e seção eleitoral. Os eleitores podem baixar gratuitamente a nova versão do aplicativo, disponível nas lojas on-line Google Play e App Store.