Caxias do Sul 25/04/2024

Vinícola da Serra sediará restaurante da Escola de Gastronomia da UCS

Instituição expande operações com nova filial do Ristorante Dolce Italia, com previsão de inauguração em julho
Produzido por Silvana Toazza, 13/06/2022 às 13:54:48
Vinícola da Serra sediará restaurante da Escola de Gastronomia da UCS
Inaugurada em 2020, no Vale dos Vinhedos, a Cave do Sol ocupa uma área de 36,6 mil metros quadrados
Foto: Augusto Tomasi

A Escola de Gastronomia da UCS espraia seu tempero pela Serra Gaúcha. A instituição anuncia a abertura de um novo restaurante, dessa vez em Bento Gonçalves, junto à vinícola Cave do Sol. A parceria foi selada na última semana, potencializando as opções turísticas na região.

A chegada do empreendimento no borbulhante Vale dos Vinhedos difundirá a gastronomia contemporânea com influência das tradições italianas, agregando valor à marca da Universidade de Caxias do Sul. A previsão é de que as operações tenham início em julho.

Com a novidade, a Escola da UCS chegará à vinícola com o Ristorante Dolce Italia, incorporando a oferta de cursos de curta duração e workshops no local. Além da participação no segmento enoturístico do município, a iniciativa ampliará as possibilidades de estágio para os alunos e seu contato com o mercado.

A nova parceria, decorrente de convite da família Passarin, que está à frente da vinícola Cave do Sol, reflete a expertise acumulada em uma trajetória que também se iniciou na cidade de Flores da Cunha, pioneira a sediar as operações da Escola de Gastronomia da UCS, criada em 2004.

O Município do Galo abriga atividades didático-pedagógicas dos cursos voltados à enogastronomia italiana e sedia a primeira unidade do Ristorante Dolce Italia, em funcionamento acadêmico desde 2006, junto à Escola, e que em 2017 passou a realizar atendimento semanal à comunidade e prestação de serviços a eventos externos. Hoje, o empreendimento é referência regional.

Em 2019, a Escola de Gastronomia ainda inaugurou o Dolce Italia Caffè, na abertura da UCS Livraria, no Campus-Sede, em Caxias do Sul. E em 2021, o Dolce Italia Ristorante Universitário, numa dobradinha que ganha cada vez mais tempero no filão gastronômico.