Caxias do Sul 26/04/2024

UCS Orquestra segue afinada, com maestro e 12 músicos gravando a partir de suas próprias casas

Recolhimento forçado pelo coronavírus não impediu artistas de criarem execução virtual, disponível ao público pelas redes sociais
Produzido por redação, 03/04/2020 às 18:58:33
UCS Orquestra segue afinada, com maestro e 12 músicos gravando a partir de suas próprias casas
Foto: DIVULGAÇÃO

A invenção do gramofone, em 1888, depois aperfeiçoado para o toca-discos, permitiu, por exemplo, que as pessoas trouxessem o som das orquestras sinfônicas para dentro de suas casas.

Um século e três décadas de evolução da tecnologia bastaram para que, em 2020, se conseguisse construir o som de uma orquestra com os seus músicos gravando as partes de seus instrumentos, cada um em seu próprio lar, e o resultado disso vir a ser apreciado via internet em qualquer lugar do mundo.

Foi o que fizeram o maestro e os integrantes da UCS Orquestra, ao gravarem a obra “Gabriel´s Oboé”, criada pelo compositor e maestro italiano Ennio Morricone.

Gravando cada um a sua parte a partir de sua própria casa, regidos pelo maestro Manfredo Schmiedt, um grupo de 12 músicos integrantes da orquestra produziu essa verdadeira “mágica musical virtual” a fim de não privar o público da possibilidade de se encantar com a arte nesse período de reclusão causado pelas medidas de combate ao coronavírus.

A edição e a mixagem do vídeo ficaram por conta de Dhouglas Umabel, e a execução pode ser apreciada no link

https://www.youtube.com/watch?v=womWhBTUp64&feature=youtu.be