Caxias do Sul 27/04/2024

A “derradeira música” dos Beatles chega aos ouvidos do mundo ainda em 2023

Canção inacabada de John Lennon e retrabalhada pelos dois Beatles remanescentes será lançada nos próximos meses
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 13/06/2023 às 11:51:16
A “derradeira música” dos Beatles chega aos ouvidos do mundo ainda em 2023
George Harrison, Ringo Starr e Paul McCartney, na época do Projeto Anthology, na década de 1990
Foto: Linda McCartney/Divulgação

POR MARCOS FERNANDO KIRST

Beatlemaníacos de todo o planeta já estão com as almas eletrizadas devido à notícia de que será lançada, ainda neste ano de 2023, aquela que está sendo considerada “a derradeira música dos Beatles”. Trata-se da faixa “Now and Then”, de autoria de John Lennon (1940 – 1980), gravada em uma fita demo em sua casa, contendo somente voz e piano, que ficou inacabada.

A música foi entregue em uma fita cassete a Paul McCartney pela viúva de John, Yoko Ono, no início da década de 1990, junto a outras duas canções inacabadas de Lennon (ambas também contendo somente voz e piano). Foi uma generosidade de Yoko para com o andamento do Projeto Anthology, que reuniu os então três Beatles sobreviventes (George Harrison, Ringo Starr e Paul McCartney) para a produção de um extenso documentário sobre a trajetória da banda, um livro biográfico de luxo e três CDs duplos contendo ensaios, sobras de estúdio, versões alternativas e músicas inéditas, para deleite dos fãs.

O suprassumo do projeto foi o anúncio, na época, de três músicas novas dos Beatles, apesar de a banda ter encerrado em 1970 e John estar morto desde 1980. A magia aconteceria a partir das canções de John entregues na fita, sobre as quais os remanescentes colocariam seus arranjos instrumentais, vozes de apoio, mixagem moderna e pimba: lá estavam os Beatles soando como Beatles de novo, em canções inéditas, décadas depois de o sonho jamais ter acabado.

As capas dos três CDs duplos do "Anthology" (Foto: Divulgação)

O primeiro CD duplo do Anthology trouxe a canção “Free as a Bird”, em 1995 (ouça AQUI) e o segundo apresentou ao mundo “Real Love”, em 1996 (ouça AQUI). O terceiro CD duplo, no entanto (também lançado em 1996), apesar das maravilhosas raridades nele contidas, jogou uma panela de água gelada em quem esperava ansiosamente pela terceira “nova música Beatle” construída por meio da tecnologia. A canção não estava lá, e logo soube-se que George Harrison (1943 – 2001) havia vetado a continuidade do trabalho nela, por julgar que não estavam indo bem em termos de qualidade. Como os Beatles sempre foram uma democracia unânime, todos tinham poder de veto e a canção foi engavetada.

Isso até agora, quando, enfim, Paul e Ringo decidiram finalmente finalizar o trabalho e levá-la a público. “Now and Then” é uma canção melancólica, em que John Lennon confessa sentir saudades de seu grande amigo e parceiro musical Paul McCartney e afirma desejar que os dois jamais esqueçam um do outro. A letra colocava uma pedra sobre os anos de discórdia que moveram as agendas de Paul e John após o fim dos Beatles ao longo de boa parte da década de 1970. Às vésperas dos anos 1980, a reaproximação de todos os quatro Beatles já era uma realidade, John voltara a gravar (lançou seu derradeiro álbum de estúdio três semanas antes de ser assassinado, em 1980) e uma reunião musical do quarteto já entrava na pauta das conversas entre eles.

John Lennon ao piano, com Yoko Ono (Foto: Divulgação)

A reunião nunca aconteceu porque o Destino assim não quis. Mas a magia Beatle segue viva, o sonho é interminável e agora podemos esperar ansiosamente pela versão Beatle de “Now and Then”, cuja demo crua feita por John Lennon pode ser aperitivada AQUI.

DICA: Aliás, falando em Beatles, fique atento à programação da Feira do Livro de Caxias do Sul deste ano, que promete oferecer ao público um evento imperdível para os apreciadores dos Fab Four.

.