Caxias do Sul 28/04/2024

Serra Gaúcha despede-se de um de seus grandes empresários

Fundador da Móveis Florense, Lourenço Darcy Castellan, 92 anos, faleceu neste domingo no Hospital Pompéia, em Caxias do Sul
Produzido por Silvana Toazza e Marcos Fernando Kirst, 03/04/2022 às 17:42:02
Serra Gaúcha despede-se de um de seus grandes empresários
Foto: DIVULGAÇÃO

Por Silvana Toazza

Um dos grandes nomes do cenário empresarial da Serra Gaúcha, Lourenço Darcy Castellan não resistiu a complicações de saúde e faleceu na tarde deste domingo (03/04) no Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, onde estava internado há alguns dias. A causa da morte foi insuficiência renal.

Sócio-fundador e presidente emérito da fábrica de móveis Florense, de Flores da Cunha, o empresário tinha 92 anos de idade.

Nascido em 24 de janeiro de 1930, Lourenço Darcy Castellan era o sexto entre 10 filhos. Casado com Noemy Calzza, completou 68 anos de matrimônio em 2021. O casal teve três filhos: Eliana, Gelson e Leila, e quatro netas: Roberta, Isadora, Manuela e Virgínia.

Castellan foi presidente da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha em duas oportunidades, de 1966 a 1968 e entre 1971 e 1972. Também ocupou o cargo de vice-prefeito entre os anos de 1973 e 1977, durante o governo de Raymundo Paviani.

A Florense é consolidada entre as melhores grifes de móveis do mundo.

Lourenço Darcy Castellan era um dos empresários de ponta e basilares da Serra Gaúcha contemporânea, integrando "o quarteto de gigantes", fundadores de grandes conglomerados, ao lado de nomes como Raul Randon (Empresas Randon), Paulo Bellini (Marcopolo) e Adelino Colombo (Lojas Colombo), já falecidos. É uma era que se encerra. Uma geração que colaborou para consolidar a base empresarial e econômica sobre a qual se estabelece a pujança da região.

DEPOIMENTO

Por Marcos Fernando Kirst

Ética, confiança, honestidade. Castellan valorizava atributos como esses, prisma a partir do qual pautava suas relações pessoais e profissionais.

Tive a oportunidade de entrevistá-lo no dia 7 de dezembro de 2010 na sede de sua empresa, a Móveis Florense, com o objetivo de obter dele um depoimento a respeito do ex-prefeito de Caxias do Sul, Mario Vanin (1941 – 2011), cujo livro de memórias eu estava produzindo na ocasião ("Varda de Far Polito: As Memórias de Mario Vanin" - EDUCS - 2012). Vanin trabalhou como assessor jurídico da Móveis Florense durante quase uma década, período em que ambos firmaram uma sólida amizade.

Na ocasião, refletindo sobre o amigo Vanin e sobre sua própria trajetória, Castellan ofereceu um vislumbre de sua visão de mundo a partir de duas frases lapidares:

“Não há nada melhor no mundo do que isso: ter pessoas amigas, do mesmo perfil que a gente. Pessoas para quem vale o fio do bigode”.

“Eu sempre procurei me cercar de pessoas simples e honestas, nas quais eu pudesse ter confiança absoluta”.