Caxias do Sul 29/03/2024

Serra Gaúcha colheu em 2020 a "safra das safras"

Amparada numa colheita histórica, a Avaliação Nacional de Vinhos não é cancelada, apenas transferida para novembro, em Bento Gonçalves
Produzido por redação, 16/06/2020 às 13:41:26
Serra Gaúcha colheu em 2020 a
Avaliação Nacional de Vinhos atrai apreciadores de todo o país
Foto: Jeferson Soldi

A "safra das safras", como vem sendo definida a colheita de uva 2020, desafia os enólogos a elaborarem vinhos de excelência, os melhores de suas vidas. E eles precisam ser exibidos e experimentados pelo público. Com base nisso, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) optou por não cancelar a tradicional e concorrida Avaliação Nacional de Vinhos, mas apenas transferi-la, por conta das medidas de proteção contra o coronavírus.

Dessa forma, a 28ª edição do evento, que exibirá as pérolas vinícolas da safra 2020, será realizada no dia 7 de novembro, em Bento Gonçalves, e não mais em setembro, como em anos anteriores. A motivação virá dos cálices, já que o setor comemora a safra de uva 2020, tida como “a melhor de todos os tempos”, por conjugar ótimo comportamento climático e modernas técnicas. Normalmente, o encontro reúne amantes da bebida de Baco de todo o país e os ingressos se esgotam em pouco tempo.

O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Daniel Salvador, garante que, por ser uma safra histórica, é impossível deixar de promover o evento, mesmo que ele precise sofrer alterações como a redução no número de pessoas.

“Temos um bom tempo até novembro e saberemos estudar o melhor formato e adotar todas as medidas de segurança necessárias para garantir o sucesso do evento e, principalmente, a prevenção da saúde de todos os participantes”, assegura.

Vinhos da safra 2020 são considerados históricos

Curiosidade gole a gole

yesEsta é a primeira vez que a Avaliação Nacional de Vinhos será promovida em novembro. A primeira edição, em 1993, ocorreu durante o mês de julho e a edição de 1997, em outubro.

yesTodas as demais sempre ocorreram em setembro, tornando-se tradicional no calendário de eventos do setor sempre no último sábado desse mês, movimentando a cadeia turística da terra do vinho.

yesA 28ª edição do evento segue sendo realizada no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, onde serão apresentados os 30% dos vinhos mais representativos da Safra 2020, e degustadas as 16 amostras selecionadas neste grupo.