Lucas Foppa tem motivos extras para brindar. Quem diria que, após empreender no mundo de Bacco há apenas 7 anos, o enólogo de 28 anos estaria recebendo da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) – Seção RS o título de Personalidade do Vinho 2024. Ele é o profissional mais jovem até hoje a conquistar a distinção, entregue em dezembro, no SPA do Vinho, no Vale dos Vinhedos. O profissional é um dos sócios-diretores da Foppa & Ambrosi, localizada em Garibaldi, única vinícola brasileira a elaborar vinhos também nos Estados Unidos e no Uruguai.
Esse reconhecimento normalmente é concedido a profissionais com mais tempo de trajetória. Entretanto, a ousadia e o espírito empreendedor de Foppa anteciparam a distinção por sua relevante atuação à frente do empreendimento, que começou no porão de casa, com 300 garrafas de um Cabernet Sauvignon da Safra 2017, batizado com a marca Tra Nodo, e hoje é a única vinícola brasileira que, além de engarrafar vinhos e espumantes no Vale dos Vinhedos, também produz em Napa Valley, na Califórnia (EUA), e em Canelones, no Uruguai.
Neste curto espaço de tempo, Foppa logo seguiu para a área comercial e de marketing, enquanto seu sócio, o enólogo Ricardo Ambrosi, se debruçou sobre o processo de elaboração dos vinhos e espumantes. Juntos, eles formam uma dupla perfeita, alimentada por inovação e coragem. Aliando a paixão pela Enologia com habilidades estratégicas em negociação e planejamento empresarial, Foppa vem confirmando que não existe idade para inovar na indústria brasileira e mundial do vinho.
“Tudo o que a gente faz parte do princípio da excelência. Assim, conquistamos projeção internacional e ganhamos a sustentabilidade que tanto precisamos para seguir avançando, pois não temos investidores. Tudo o que investimos é fruto do nosso trabalho e da venda de cada garrafa de vinho. Por isso, receber este prêmio é motivo de muita alegria e nos faz acreditar ainda mais no nosso negócio e nos motivar a seguir ousando”, comemora Lucas Foppa.