Caxias do Sul 26/04/2024

Qual a cara de Caxias durante a pandemia?

Projeto #CaxiasPelaJanela convida as pessoas a registrar e refletir sobre o momento atípico que estamos vivendo
Produzido por redação, 15/04/2020 às 10:04:34
Qual a cara de Caxias durante a pandemia?
Foto: Patrícia Luisa Fozza

Sair às ruas da cidade com o olhar afiado, a sensibilidade aguçada e uma câmera (smartphone) na mão é o convite que o projeto “Vivacidade” vem fazendo aos habitantes de Caxias do Sul desde que foi criado, em 2017. “Viver a cidade” é o lema da atividade, configurada na postagem, nas redes sociais, de fotografias que reflitam a vivência urbana de seus moradores, criando um imensurável banco de dados visual que suscita a reflexão sobre o ato de viver a urbe.

Foto de Rachel Zilio

Agora, neste momento de exceção, configurado pelas medidas de restrição impostas pela necessidade de combater a pandemia do coronavírus, o cenário urbano mudou, e o formato do “Vivacidade” também se adequa ao momento, criando a ação denominada #CaxiasPelaJanela. Um novo rosto para a cidade está sendo moldado durante o período de quarentena, e o convite é para que as pessoas flagrem essas alterações postando fotos capturadas de dentro de suas casas, debruçando o olhar para fora de suas janelas.

“Com essas imagens, o ‘Vivacidade’ provoca as pessoas a olharem para o território urbano a partir do seu ponto de vista e verem que o que traz vida para uma cidade são as pessoas. Quando elas não estão na rua, a cidade morre. A percepção que temos de uma cidade que visitamos é a partir das experiências que ela nos oferece nas ruas, nos seus espaços públicos. Então, questionamos: que experiências Caxias nos ofertava antes desse momento? Era um espaço convidativo? E se não era, por quê? E se precisa ser mais convidativo no retorno das pessoas, o que nós precisamos fazer?”, explica o designer Tiago Fiamenghi, cofundador do “Vivacidade”.

Veja como participar do projeto #CaxiasPelaJanela, cujo período se estende até o dia 6 de maio:

Local: Caxias do Sul

Horário de captura das fotos: das 8h às 18h

Publicação: as fotos devem ser postadas no feed ou stories do Instagram e o seu perfil precisa ser aberto

Legenda: deve incluir data, horário e bairro, marcação do @vivacidadelab e a hashtag #CaxiasPelaJanela

Restrições: fotos com abordagens políticas, que coloquem pessoas em situações de constrangimento ou descumpram legislações não serão consideradas. O foco é a cidade, portanto imagens fechadas em marcas também não serão incluídas. As fotos não devem possuir gifs ou figurinhas.

Seleção: todas as fotos passarão por curadoria. Aquelas que não respeitarem os critérios não serão compartilhadas.

Foto de Rudimir Kriger