Caxias do Sul 08/05/2024

Projeto "Refrações negras: o Beltrão que eu vejo" faz sua primeira exposição

Mostra reúne fotos produzidas por Shaiane Giacomelli na comunidade do Bairro Euzébio Beltrão de Queiróz, de Caxias do Sul
Produzido por redação, 02/11/2022 às 09:06:13
Projeto
Imagens são da fotógrafa Shaiane Giacomelli, com curadoria do VIELAS Espaço Cultural
Foto: Shaiane Giacomelli

No mês dedicado à consciência negra, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami apresenta a primeira exposição do projeto "Refrações negras: o Beltrão que eu vejo", que tem como finalidade celebrar a potencialidade da comunidade do Bairro Euzébio Beltrão de Queiróz.

A mostra do projeto do VIELAS Espaço Cultural, com fotografias de Shaiane Giacomelli, está aberta para visitação até o dia 30 de novembro, das 10h às 16h, com acesso gratuito, na Sala de Pesquisa do Arquivo, localizado na Avenida Júlio de Castilhos, 318 – Bairro Nossa Senhora de Lourdes.

O que vem à sua mente quando pensa na palavra "F A V E L A"? Essa foi a pergunta que deu origem ao desenvolvimento do projeto "Refrações negras", idealizado pelo presidente do VIELAS Espaço Cultural, Fernando Morais, e que em sua primeira fase contou com a produção executiva da empresária Janaína Souza e da fotógrafa Shaiane Giacomelli. A comunidade abriu as suas vias, becos e vielas para que a fotógrafa Shaiane Giacomelli pudesse captar a essência dos moradores escolhidos para o ensaio nas imagens que compõem a mostra, ação integrante da programação da Temporada da Cultura Negra.

O resultado da soma da sensibilidade da fotógrafa Shaiane Giacomelli, com a beleza dos moradores Maria Teresa dos Santos, Gilberto Souza Nazario, Levi Nathanael Morais Siqueira e Keisy Antonela da Rosa dos Santos, e das modelos Maria Luisa Souza Machado, Kayse Eduarda Souza Machado e Valentina Souza Machado, associado à riqueza das locações escolhidas pelo olhar do curador Fernando Morais, mostram a potência das favelas.