Caxias do Sul 25/04/2024

Pratas da casa sonorizam a Mostra Tum Tum 8, em outubro

Os caxienses “Syon Trio” e “De Boni e Henz” sobem ao palco neste sábado (16), no Centro de Cultura Ordovás
Produzido por redação, 14/10/2021 às 08:49:16
Pratas da casa sonorizam a Mostra Tum Tum 8, em outubro
"De Boni e Henz" faz a simbiose de tradicionais instrumentos "pampeanos" com a música eletrônica
Foto: DIVULGAÇÃO

Chegou o momento dos artistas locais! Os shows de outubro da oitava temporada da Mostra Tum Tum terão no palco o duo “De Boni e Henz” e a banda “Syon Trio”.

As duas atrações são de Caxias do Sul e reforçam a qualidade das sonoridades criadas por aqui. A programação deste sábado (16) começa às 16h, na área externa do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo), e inclui também mais uma edição da Feira Criativa.

As duas atrações têm em comum a música eletrônica. No som do duo “De Boni e Henz", dois instrumentos tipicamente acústicos se encontram com a música eletrônica e fazem uma simbiose para que o som do pampa atinja novos horizontes. O acordeón, tocado por De Boni, puxa o ritmo para mostrar ao público chamamés, milongas, valsas, chacareras e toadas com uma visão voltada ao mundo. Ao lado do contrabaixo acústico de Nino Henz, cria um espetáculo vibrante que, por vezes, chega ao jazz, à música brasileira e até mesmo à música sinfônica, devido à formação musical dos integrantes.

A batida eletrônica também faz parte da sonoridade da “Syon Trio”, que percorre o país com uma nova experiência de música e performance. Composto por Henrique Moré, Gabriel Castilhos e Liruan Corteletti, o grupo cria remixes e novas versões de músicas do mundo e do funk brasileiro em formato live com DJ, piano, sintetizador e percussão.

Experimentalismo musical e performances caracterizam os shows da "Syon Trio" (Foto: Divulgação)

Os três integrantes são produtores musicais formados pela Academia Internacional de Música Eletrônica (AIMEC) e reuniram-se em 2018 com o objetivo de recriar a sonoridade de músicas que ouviam no dia a dia. Desde lá, a Syon busca mesclar diferente gêneros musicais e colocar a sua própria identidade em cada música.

Em caso de chuva, os espetáculos serão transferidos para as dependências do Zarabatana Café, na parte interna do Centro de Cultura. A Feira Criativa ocorrerá somente com tempo bom.

A Mostra Tum Tum 8 é realizada pela Tum Tum Produtora, pelo SESC/RS e pelo Centro de Cultura Ordovás e tem recursos captados via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) estadual, por meio do Pró-Cultura RS, e via LIC municipal, com patrocínio da Sulgás e apoio cultural de Metadados e Unimed.