Caxias do Sul 25/04/2024

Os PUNTOS SUSPENSIVOS das lentes de Paquito Herrera

Fotógrafo apresenta seus trabalhos em mostra que abre nesta sexta-feira no Centro de Cultura Ordovás
Produzido por redação, 17/06/2021 às 11:09:36
Os PUNTOS SUSPENSIVOS das lentes de Paquito Herrera
Foto: Daniel Herrera

“Puntos Suspensivos”, título da mostra fotográfica que estreia ao público nesta sexta-feira, 18 de junho, na Galeria de Arte do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, é definida por seu autor, o fotógrafo Paquito Herrera, como “simplesmente a tradução de reticências, que deixa em aberto possibilidades, que podem insinuar algo que não está dito”.

A exposição, apresentada originalmente em Montevidéu, Uruguai, terra natal do fotógrafo hoje radicado em Caxias do Sul, traz nas obras a motivação inspiradora que é a retirada de referenciais dos elementos fotografados. Recortados dos seus ambientes, os elementos soltos ganham como complemento grafismos circulares, triplicados, em alusão a sequência de três pontos, que são o sinal gráfico da representação de reticências. Aliados às imagens, textos de memórias vividas complementam o sentido da imagem ao autor.

Fotógrafo Paquito Herrera apresenta sua arte a partir do dia 18 (Foto de Daniel Herrera)

A exposição, programada para o período de 18 de junho a 11 de julho, na Galeria do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, tem a realização da Prefeitura de Caxias do Sul e apoio da Pacas Filmes, de propriedade de Herrera. A visitação presencial segue com todos os protocolos sanitários, nas segundas-feiras, das 9h às 16h; de terças a sextas, das 9h às 22h; e, nos finais de semana, das 16h às 22h. A mostra também poderá ser conferida na plataforma da Unidade de Artes Visuais (https://sites.google.com/view/uavdigital).

Um olhar singular e autoral sobre o mundo a partir das lentes fotográficas (Foto: Paquito Herrera)

Contemplada pela Lei Aldir Blanc, a exposição traz ainda um vídeo gravado da conversa do autor junto ao filósofo Gilmar Marcílio. O vídeo estará disponível a partir do dia 1º de julho em https://sites.google.com/view/uavdigital.

No dia 1º de julho haverá uma atividade gratuita intitulada “Puntos Suspensivos e Et Cetera”, uma conversa com Paquito Herrera e Gilmar Marcílio a partir das 17h e que poderá ser acessada online em https://sites.google.com/view/uavdigital.