Caxias do Sul 19/06/2024

Orquestra Jovem leva a música às escolas caxienses

Projeto realiza circuito de apresentações didáticas em estabelecimentos de ensino do município
Produzido por redação, 10/09/2023 às 09:57:32
Orquestra Jovem leva a música às escolas caxienses
Projeto oferece formação musical para jovens
Foto: Tatieli Sperry/Divulgação

Em atividade desde outubro de 2022, a Orquestra Jovem UCS LionsEduc vem realizando uma série de apresentações gratuitas e didáticas em escolas caxienses. Nesta segunda-feira (11), às 16h, a EMEF Abramo Pezzi vai receber uma apresentação da Orquestra.

Formada por 50 jovens de 10 a 14 anos, a Orquestra Jovens UCS LionsEduc investe na formação dos estudantes por meio de oficinas gratuitas de musicalização, teoria musical, aulas de instrumentos e prática de orquestra para instrumentos como flautas, violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Essa série de apresentações integra o processo formativo dos integrantes da orquestra.

O roteiro dos eventos começa com recepção na escola e conversa sobre o projeto, seguido de uma apresentação didática com os professores da OJ UCS LionsEduc sobre as cordas, flautas e a orquestra. Nessa fase de desenvolvimento do projeto, os próprios alunos também estão envolvidos nas apresentações, que são inclusivas, contando com intérprete de libras.

O cronograma prevê novos concertos na Escola Padre Antônio Vieira (25/09, às 15h30min), EMEF Alfredo Belizário Peteffi (27/09, 15h30min), UCS Teatro (30/09, 10h30min) e na 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul, (11/10, às 16h).

O projeto é uma iniciativa do LionsEduC, em parceria com o Setor Cultural da Universidade de Caxias do Sul e a Escola de Música da UCS, e é viabilizado com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura.