Caxias do Sul 26/04/2024

Oportunidade de conhecer a MAESA por dentro, no domingo

Visitas guiadas à estrutura do complexo ocorrem das 14h às 17h, com agendamento prévio
Produzido por redação, 14/07/2022 às 08:12:27
Oportunidade de conhecer a MAESA por dentro, no domingo
Visitas guiadas abertas à comunidade requerem agendamento prévio pela internet
Foto: João Pedro Bressan

Mais uma edição do projeto “Maesa Cultural” ocorre neste domingo, dia 17, com visitações guiadas por dentro da estrutura física do histórico complexo arquitetônico, que no passado foi a sede da Metalúrgica Abramo Eberle S.A. Na oportunidade, a comunidade poderá conhecer a parte interna da Maesa e a história do prédio.

Em paralelo a isso, entre 9h e 17h, em frente ao prédio, será realizada uma feira de artesanato, exposição e outras atividades, na Rua Plácido de Castro. Em caso de chuva, o evento será cancelado.

As visitas guiadas acontecerão em grupos, com duração de 20 a 30 minutos, organizadas em turnos das 14h às 17h, com até 30 inscritos por turma. O acesso ao prédio se dará pela Rua Plácido de Castro, junto à entrada da sede da Guarda Municipal. Os interessados em participar da visita guiada devem fazer a inscrição pelo Google Forms, por meio do link: https://forms.gle/PotsRKUZ8UqzW88D6

O prédio da Maesa se tornou patrimônio histórico de Caxias do Sul em 2015. O local foi doado do Estado para o Município e o acordo prevê que o complexo de 53 mil metros quadrados se destine a uso público com finalidade cultural, de equipamentos públicos e de funcionamento de órgãos públicos, preservando as características arquitetônicas e culturais do patrimônio.

A promoção do evento deste domingo é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura (SMC), a União das Associações de Bairros (UAB) e a Câmara de Vereadores, com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos, Sindiserv e Ação Cidadania.